O desejo de unir samba e teatro resultou em "Otelo da Mangueira", peça que tem três apresentações na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), a partir desta segunda-feira (20).
O responsável pela montagem, Gustavo Gasparini, integrante da Estação Primeira de Mangueira há 19 anos e passista há 17, queria fazer um tributo à escola e por isso passou a procurar textos que pudessem refletir o universo mangueirense até que encontrou "Otelo", de William Shakespeare.
Gasparini achou que o enredo dava um samba e, assim, Shakespeare subiu o morro. O cenário saiu de Veneza e foi parar no Rio de Janeiro dos anos 1940, época em que surgiu os sambas-enredo do carnaval carioca. A história, que mostra as artimanhas de Iago para criar no personagem-título (Otelo), também chamado de Mouro de Veneza, a dúvida em relação à fidelidade de sua mulher, Dêsdemona é embalada por canções de compositores mangueirenses.
A versão carnavalesca deste clássico da literatura pode ser vista no Guaírão.
Confira a programação dos teatros
Serviço: "Otelo da Mangueira". Segunda (20), terça (21) e quarta-feira (22) às 20h30. Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/n.º) Tel.: 3322-2628. R$ 24,00.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião