Quem ainda não assistiu a peça "Bar Doce Lar", tem uma nova oportunidade na noite deste sábado (29), quando um grupo de 12 amigos reapresenta a montagem no Teatro Fernanda Montenegro. A comédia, que estreou em 2001, já virou bar e tem reapresentações espontâneas, geralmente bimestrais, na capital paranaense.
No teatro o público chega e encontra um cenário típico de bar, com mesas, cadeiras e banda tocando. No palco são apresentadas quatro esquetes sobre cenas típicas de bar, como o marido infiel e o bêbado chato. As apresentações, que nunca tiveram uma temporada fixa na capital, mas aconteciam mensalmente, conquistaram o público e alimentaram o desejo de alguns integrantes do grupo de abrir um bar, no mesmo estilo da peça.
O desejo foi concretizado em 2004, com a abertura despretenciosa do Bardocelar, no bairro Seminário. Inaugurado com capacidade para 150 pessoas, o espaço já passou por uma reforma e abriga agora 320, em dois ambientes. A música brasileira é a trilha sonora do espaço, que conta com apresentações de quarta a sábado, de grupos como Trio Quintina, Baque Solto e Jambo e banda. Para curtir uma noite no local o ideal é chegar até as 22h30, depois deste horário, vá com paciência para enfrentar a fila.
"Literalmente a vida imitou a arte", resume Cleber Rodrigo Affanio, engenheiro, ator e sócio do bar, ao falar sobre a inauguração do espaço. "Eu fiz teatro na igreja e depois tinha muita vontade de voltar a fazer, mas como tenho minha profissão, não dava pra ser profissional. Acabei reunindo uns amigos e montamos a peça. Até hoje pouca coisa mudou, a gente só acrescenta uma piada ou outra. Como também tinha vontade de ter um bar resolvi investir nisso, o que tem dado certo. Mas tivemos que diminuir as apresentações da peça", comentou Affanio. Clima divertido
O clima divertido do espetáculo foi levado ao bar. A maioria dos garçons não é profissional mas nem por isso o atendimento deixa a desejar. Em alguns momentos todos os clientes são convocados a ajudar, como na hora de recolher as garrafas vazias espalhadas pelo ambiente. "É o momento formiguinha, pára tudo e a gente pede que cada um pegue a garrafa mais próxima e vá passando pra pessoa ao lado até chegar na cozinha", explica Affanio. Palhaçadas, piadas e esquetes surpresas também fazem parte da programação da noite no local.
A apresentação da peça acontece às 21 horas, com ingressos a R$ 10,00. Já o bar atende de quarta a sábado.
Para saber mais acesse www.bardocelar.com.br
Confira a programação dos teatros
Serviço: Bar doce Lar. Sábado (29) às 21 horas. Teatro Fernanda Montenegro Shopping Novo Batel (Rua Coronel Dulcídio, 517) Tel.: 3224-4986. R$ 10,00.
Bardocelar (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1117) Tel.: 3335-6739. Aberto de quarta a sábado a partir das 20 horas até o último cliente.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião