Programe-se
Confira todas as peças do Festival RPC de Teatro no Guia Gazeta do Povo
Cinquenta espetáculos em cartaz ao mesmo tempo. É o que propõe o 1.º Festival RPC de Teatro, uma união de forças de 13 teatros curitibanos para recuperar os prejuízos de um período de cadeiras esvaziadas pela gripe suína. A programação, que conta com a parceria da Rede Paranaense de Comunicação, começa hoje e segue até o dia 25, exibindo comédias, dramas, espetáculos circenses e infantis. Parte da renda arrecadada será destinada a ações sociais do Instituto RPC.
A organização do festival foi feita pela Associação dos Proprietários das Casas de Espetáculos Teatrais do Estado do Paraná, que aproveitou para estrear uma nova montagem do espetáculo Agora É Que São Elas, uma produção da Metáfora Cia. de Teatro desmembramento da Cia. Máscaras de Teatro que realiza trabalhos mais densos, como Werther, que volta ao cartaz durante o festival.
Agora É Que São Elas é uma adaptação da obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que morreu há 20 anos. Nesta comédia psicológica, um homem atormentado por suas relações amorosas embarca em um jogo proposto por seu psicanalista. A primeira versão de montagem, da década de 90, tinha Alexandre Nero e Simone Spoladore no elenco. Mais tarde, o texto virou filme, dirigido por Beto Carminati e protagonizado por João Luiz Fiani.
Destaques
Entre os outros espetáculos da programação, merecem destaque O Amor Seja Como For, da diretora Fátima Ortiz, baseado em crônicas do escritor Roberto Gomes, colunista da Gazeta do Povo; Macho Não Ganha Flor, adaptação de João Luiz Fiani da obra de Dalton Trevisan, com iluminação de Beto Bruel; Uma História de Amor e Leptospirose, doloroso solo autobiográfico de César Almeida; Contos Proibidos de Antropofocus, do grupo Antropofocus; e, para os pequenos, Cinderela, uma produção do Teatro Regina Vogue.
Os teatros participantes são: Barracão Encena, Reikrauss, Parque da Criança, Espaço Cultural Pé no Palco, Regina Vogue, Rodrigo D'Oliveira, Odelair Rodrigues, Fernanda Montenegro, Paulo Autran, João Luiz Fiani, Edson Ávila, Lala Schneider, Cultura e Espaço Cultural Falec.
A programação completa do festival você encontra no site http://guia.rpc.com.br
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast