Edição de 2012 lotou o Teatro do Paiol| Foto: Divulgação

Programe-se

Ingressos

Interessados em participar devem curtir a página oficial do Pecha Kucha no Facebook https://www.facebook.com/pkncwb e aguardar as promoções.

CARREGANDO :)

Escolher pessoas apaixonadas pelo que fazem é o item mais importante para a difícil escolha dos palestrantes do Pecha Kucha – Vol. 3, um dos eventos mais aguardados do cenário alternativo em Curitiba, que acontece amanhã, às 20h20, no Galpão Thá Cultural. Para o publicitário e diretor da Aldeia Coworking (organizadora do Pecha juntamente com a A Grande Escola), Ricardo Dória, elencar essa característica como a primordial é simples: ao ouvirem pessoas que amam seus trabalhos e projetos, é mais fácil de os espectadores se encantarem também.

Neste terceiro ano, o tema principal do Pecha, que tem promoção da Gazeta do Povo, são "histórias que dariam filmes." No total, 14 palestrantes falarão sobre algum projeto por seis minutos e 40 segundos, projetando 20 slides a cada 20 segundos. "Não tem tempo para ficar chato e também não há espaço para enrolação", diz Dória. Outro aspecto interessante é a tensão gerada pelo tempo inflexível: já aconteceu de palestrantes se perderem e não conseguirem terminar a apresentação. "E o público também sempre fica esperando algo acontecer", destaca o publicitário.

Publicidade

O formato de palestras criativas foi criado em Tóquio, no Japão, e ocorre hoje em 518 cidades do mundo. Para sediar o Pecha, a Aldeia Coworking entrou em contato com a organização e precisou fazer uma "defesa" de Curitiba, falando sobre o porquê a cidade é criativa e mereceria sediar o evento.

Apesar de um tema central (nos anos anteriores, os assuntos foram "construção" e "a nata curitibana, só que não"), os assuntos são os mais variados, conta Dória: teve desde musa do funk de Curitiba até empresário que negocia com o mundo árabe. "São assuntos que você nem imagina que estão acontecendo em Curitiba, por isso as pessoas se divertem muito."

Neste ano, estão na lista o diretor de política municipal sobre drogas, Diogo Busse, que busca na experiência pessoal soluções para o combate ao problema; o artista visual André Mendes, cujo trabalho é centrado nos grandes centros urbanos; o filósofo, pesquisador e terapeuta Daniel Rezinovsky, que falará sobre o estudo da morte, entre outros. Participarão ainda os jornalistas da Gazeta do Povo, Alexandre Costa Nascimento, editor do caderno Vida e Cidadania, criador do blog Ir e Vir de Bike, que contará sua experiência no Tour d´Afrique, que reúne ciclistas de todo o mundo que cruzam o continente africano de bicicleta, e Brunno Covello, fotógrafo, que falará sobre a cobertura das manifestações recentes no Brasil.

Concorrência

Como os convites para o Pecha Kucha são dirigidos, a Aldeia Coworking opta sempre por realizar promoções e sorteios via página do Facebook, que são sempre concorridíssimos: nas primeiras edições, segundo Ricardo Dória, para cada convite tinham cerca de 60 "candidatos." "É mais concorrido do que cursos no vestibular da UFPR", brinca o publicitário.

Publicidade