Um resultado inédito deixou Curitiba com duas campeãs no Carnaval 2012. A Acadêmicos da Realeza e a, agora bicampeã, Mocidade Azul empataram com um total de 163 pontos em 10 quesitos. O regulamento prevê como critério de desempate o sorteio, mas que foi considerado injusto pelas escolas. Com isso, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), organizadora do evento, irá confeccionar um novo troféu.
FOTOS: Veja imagens do desfile em Curitiba
O enredo da Realeza foi "No samba da Realeza o sabor da sedução", que falava sobre chocolate. Já a Mocidade contou os 40 anos da escola, além de uma homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Os dirigentes das escolas ficaram felizes com a decisão e consideraram que ambas mereciam a premiação.
O desfile da Acadêmicos da Realeza foi o terceiro a ser realizado na noite de sábado para domingo. O luxo das fantasias e das alegorias e o ritmo da bateria encantaram o público. Entre os componentes estava a pequena Katherine Peretti, de 7 anos, em seu terceiro desfile. "O que mais gosto no carnaval é dançar e sambar", diz.
A Mocidade não deixou por menos e alegrou o público. Campeã do ano passado, ela foi a última a desfilar e fez o que prometia seu samba-enredo: coloriu a passarela de azul. Entre os espectadores que esperavam ansiosamente o desfile estavam a dentista Maristela SantAna, 35 anos, e sua filha Bettina, de 2 anos e meio. "Viemos para ver a Mocidade, mas estamos adorando tudo. É bem tranquilo para vir com a família", conta.
Em segundo lugar ficou a Leões da Mocidade, com o enredo "Vem dançar comigo". A Embaixadores da Alegria, vice em 2011, teve de se contentar neste ano com o terceiro lugar com uma homenagem à história do carnaval curitibano. Os Internautas ficaram em quarto, com o enredo "Brincadeiras de Infância". Em 2013, com a campeã do Grupo B, Unidos do Bairro Alto, que chega ao grupo especial, o carnaval em Curitiba terá seis escolas na avenida.
Tumulto
A apuração dos votos dos 20 jurados teve diversos tumultos. Durante a apresentação das notas de samba-enredo, componentes da Embaixadores da Alegria, insatisfeitos com as notas, tentaram invadir o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, onde ocorria a apuração. Houve empurra-empurra e guardas municipais chegaram para fazer a segurança do local, 10 minutos após o início da confusão.
Também houve três notas de jurados anuladas por falta de justificativa e rasura nas planilhas. Diversos dirigentes reclamaram e, caso as notas não tivessem sido anuladas, a Acadêmicos da Realeza seria a única campeã. "Mas estamos felizes com o resultado, o que importa é ver os participantes felizes", conta a presidente da escola, Bárbara Murden.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas