Em arte, há uma pergunta que sempre fica pendente: dentre tudo o que é produzido no nosso tempo, o que tem chance de ser lembrado daqui a 50, cem anos? No Paraná, em períodos recentes, por exemplo, é fácil saber que alguns artistas já atingiram maturidade e reconhecimento para isso. Dalton Trevisan, Paulo Leminski e Poty Lazzarotto são alguns deles. Na música erudita, uma boa aposta seria o Padre José Penalva.
Como músico, o padre Penalva, morto em novembro de 2002, deixou dois legados principais. Um deles foi a sua obra como compositor considerada bastante avançada artisticamente para o seu tempo. Em segundo lugar, a criação de um grupo vocal que já dura mais de 20 anos e que vem fazendo apresentações e registros importantes para a história da música no estado, o Madrigal Vocale. Hoje, as duas pontas se unem em uma apresentação que serve de homenagem ao padre-compositor.
O Madrigal Vocale fará parte da série Terças Clássicas, promovida pelo Teatro do HSBC. Cantará obras renascentistas que estavam entre as favoritas de Penalva. E incluirá no programa uma composição do próprio padre. O "Pralápracá", com texto do poeta modernista Cassiano Ricardo, será entoado pelo coro de 18 vozes, regidas por Bruno Spadoni.
O programa ainda terá músicas do repertório popular brasileiro, como "Gente Humilde" e "Carinhoso", em arranjos de Penalva que tentam dar tons mais sofisticados às composições, com uso de contraponto e harmonia.
Quem teve a idéia de fazer a homenagem a Penalva foi o maestro e flautista Norton Morozovicz, que foi convidado para organizar e dirigir a série de concertos que vem sendo promovida desde o mês passado pelo Teatro do HSBC. "Penalva e eu tivemos uma grande amizade e ligação profissional", afirma o maestro, que voltou a viver em Curitiba depois de mais de 30 anos de ausência. "Por diversas vezes, o Madrigal atuou juntamente com a minha orquestra. E, no Festival de Londrina, levei o grupo várias vezes para cantar, tendo inclusive feito num CD do festival o que foi o primeiro registro em disco do Madrigal", completa Morozovicz, fazendo referência à Orquestra de Câmara de Blumenau, criada por ele nos anos 80.
Serviço
A apresentação de hoje do Madrigal Vocale no Teatro do HSBC (R. Luiz Xavier, 11), (41) 3232-7177 começa às 20h30. Saiba mais:
O ingresso para o concerto custa R$ 20. Clientes do HSBC, estudantes e idosos pagam R$ 10.
Um dos compositores que estará no programa é Luiz Iruarrízaga, que será o tema do próximo CD do Madrigal Vocale.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião