O poder da maternidade e da amizade são temas recorrentes na divertida fantasia "Volver" (veja trailer), de Pedro Almodóvar, embora os temas centrais do filme sejam o abuso e a morte.
Penélope Cruz nunca esteve mais bela e nunca atuou melhor que no papel de uma mulher determinada que há anos guarda um segredo sobre o pai de sua filha adolescente, segredo esse que é revelado quando sua mãe morta reaparece como fantasma.
O fato de Almodóvar ser capaz de entremear humor esdrúxulo e drama de maneira tão eficiente diz muito sobre sua habilidade como cineasta. É difícil imaginar que o público não vá receber o filme de braços abertos.
A memorável sequência inicial mostra um pelotão de viúvas e filhas limpando os túmulos de seus entes queridos falecidos no cemitério de La Mancha, fustigado pelo vento. Entre todas as outras mulheres estão Raimunda (Penélope Cruz) e sua irmã Sole (Lola Duenas), cujos pais morreram num incêndio que destruiu sua casa.
O vento em La Mancha perturba os espíritos, como deixa claro tia Paula (Chus Lampreave). Ela é tia de Raimunda e Sola, vive sozinha e, ultimamente, começou a ver a imagem de sua falecida irmã Irene (Carmen Maura). As mulheres da vila entendem que Irene voltou para cuidar de Paula, que está envelhecendo e ficando com a mente confusa.
Enquanto isso, a prática Raimunda tem seu preguiçoso marido Paco (Antonio de la Torre) com quem se preocupar e precisa desdobrar-se entre vários trabalhos. Sua vida vira de ponta-cabeça quando ela encontra sua filha Paula (Yohana Cobo) em pé na chuva, em estado de choque, e descobre que a garota matou Paco a facadas, defendendo-se de uma agressão sexual.
O fato de Paco não ser o pai de Paula é rapidamente revelado, mas ela diz à garota que seu verdadeiro pai também está morto. Com determinação férrea, Raimunda esconde o cadáver no freezer de um restaurante que está temporariamente sob seus cuidados, na ausência do proprietário.
Almodóvar desenha essas cenas com grande inventividade, de modo que o horror da situação é aliviado, mas não ignorado, e os fatos se sucedem rapidamente.
Quando uma equipe de filmagem precisa de um lugar onde comer durante seus trabalhos, Raimunda abre o restaurante, recorrendo a suas amigas e vizinhas para ajudá-la a buscar e preparar a comida.
Durante esse período, a tia Paula também morreu, e Sole não apenas teve um encontro com o fantasma de sua mãe morta, como a hospedou num quarto de sua casa, fazendo-se passar por imigrante russa quando aparecem clientes para seus serviços de cabeleireira não licenciada.
A bondosa vizinha Agustina (Blanca Portillo), que também cuidou da tia Paula, revela que tem um câncer incurável, e assim se completa o círculo que Almodóvar cria entre os vivos e os mortos, pais e filhos, irmãs e amigas, embora ainda irão ocorrer muitas outras complicações no caminho.
"Volver" é filmado com grande beleza por José Luis Alcaine, e a música de Alberto Iglesias completa o filme à perfeição.