Renan (ao centro) e Guilherme Cerqueira (à direita) no pódio de "Carom 3D"| Foto: Divulgação
CARREGANDO :)

Inaugurada no dia 15 de outubro de 1982, a Gibiteca de Curitiba, espaço da Prefeitura Municipal de Curitiba administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), foi a primeira biblioteca do Brasil especializada em histórias em quadrinhos. Inicialmente localizada em uma das lojas da antiga Galeria Schaffer (na Rua das Flores), a iniciativa nasceu com o intuito de sediar um espaço para a leitura das publicações que compunham um modesto acervo, formado graças a doações de editoras e colecionadores.

Em 1988, o projeto foi transferido em definitivo para o Solar do Barão, espaço que sedia, a partir de hoje, 9, grande parte dos eventos que formam a programação comemorativa ao aniversário de 25 anos da Gibiteca, que inclui exposições, workshops, palestras, bate-papos e exibição de filmes. "O calendário de eventos vem sendo pensado desde o ano passado. Aos poucos, as atrações foram sendo conformadas e firmamos uma parceria com a Fnac, que também irá sediar eventos relacionados ao aniversário", explica Maristela Garcia, coordenadora da Gibiteca de Curitiba.

Publicidade

Entre as principais atrações do evento, está a exposição Gibiteca 25 Anos, com curadoria de um dos idealizadores do espaço, Key Imaguire Jr. – que reuniu material de acervo (gibis antigos, desenhos, fotos de eventos, premiações, etc.) –, e a participação de 20 cartunistas que tiveram como base de sua formação os cursos de desenho de HQ oferecidos no local, desde a sua inauguração.

Maristela destaca que os cursos da Gibiteca recebem muitos jovens que desejam melhorar suas técnicas de desenho para serem aprovados nos processo de seleção de faculdades de artes. "Muita gente passa por lá e segue para os cursos de design. Com isso, vimos crescer o trabalho de profissionais como José Aguiar, que hoje publica trabalhos na Europa, além de lecionar na Gibiteca. Outro nome de destaque é Fúlvio Pacheco, que aproveita as celebrações para lançar um número especial da revista Quadrinhópole", adianta a coordenadora, referindo-se ao lançamento do quinto número da revista, marcado para a quarta-feira, às 19 horas, no Solar do Barão (confira a programação completa do evento no quadro abaixo). "Eles são crias nossas, que saíram batendo as próprias asas e tornaram-se referência para o Brasil", elogia.

Outro que já marcou presença no aniversário do espaço é o paraense Joe Bennet (ou Benedito José Nascimento), artista que já desenhou personagens consagrados da Marvel Comics, como Homem-Aranha, Capitão América e O Quaterto Fantástico, e que, atualmente, possui contrato de exclusividade com a DC Comics, editora de Super-Homem. Ele nunca precisou sair do Brasil para desenvolver sua arte.

Os desenhos de Bennet ganharão exposição especial no Museu da Fotografia – com abertura também hoje, às 19 horas, ficando em cartaz até o dia 2 de dezembro. Bennet ainda irá ministrar uma das quatro oficinas programadas para o mês comemorativo da Gibiteca, ao lado do curitibano José Aguiar, do roteirista paulista André Vianco e do escritor e desenhista paulistano Lourenço Mutarelli (O Cheiro do Ralo). "Os freqüentadores de Gibiteca estão achando a programação ótima. Tanto que as vagas para os workshops já estão no fim", revela Maristela, ressaltando que, à exceção da oficina de José Aguiar, todas as outras são gratuitas e destinadas a, no máximo, 20 pessoas.

Mesas-redondas, bate-papos e lançamentos de novas publicações também irão marcar o aniversário da Gibiteca, chamando a atenção do público e das autoridades para um espaço cultural que, devido à grande procura, merece também mais investimentos da administração pública. "Este ano conseguimos trocar todas as estantes, que agora são de ferro, além do restante do mobiliário. A previsão é de que, no futuro, as coisas só melhorem", torce a coordenadora.

Publicidade