Jim Carrey é Ebenezer Scrooge, personagem criado por Charles Dickens| Foto: Divulgação

ONDE VER

Clique aqui e confira as salas de exibição do filme

CARREGANDO :)

Apesar da produção irretocável e da boa performance do elenco, Os Fantasmas de Scrooge (assista ao trailer e veja as fotos), nova empreitada da Disney em 3D (com direito a versão para IMAX), peca pela falta de emoção. O diretor Robert Ze­­meckis utiliza mais uma vez a técnica de performance capture, mas a produção não repete o êxito atingido por O Expresso Polar, de 2004, inspirado na obra de Chris Van Allsburg, autor também de Jumanji e Zathura – que foram adaptados para a tela grande.

Ao contrário de O Expresso Polar, Os Fantasmas de Scrooge, em cartaz nos cinemas, não faz jus à obra original em que se baseia – no caso, o clássico Um Conto de Natal, de Charles Dickens, publicado em 1843. O protagonista da trama, o ranzinza Ebenezer Scrooge, um dos papéis de Jim Carrey na fita, fica devendo nesta adaptação. Cruel e amargo, o personagem passa por uma transformação muito rápida.

Publicidade

Ou seja: em meio aos efeitos especiais, detalhes importantes do texto de Dickens acabam passando despercebidos. É como se a produção se tornasse apenas mais uma lição clichê de moral sobre o quanto o apego aos bens materiais pode nos transformar em pessoas egoístas, insensíveis e infelizes.

Trama

Em Os Fantasmas de Scrooge, Ebe­­ne­­zer tem uma surpresa nada agradável em uma véspera de Natal: ele recebe a visita do fantasma do Passado, que traz ao idoso uma chance de acertar as contas consigo mesmo.

De mal com a vida, Scrooge terá que encarar as suas próprias amarguras e enfrentar as revelações nada animadoras de outros dois fantasmas: Presente e Futuro. Paralelamente a isso, o velho rabugento conhecerá a história triste de seu funcionário, Bob Cratchit.

Apesar dos maus-tratos, Bob tem uma profunda admiração e respeito por Scrooge. Mas é o pequeno e adoentado Tim, filho de Cratchit, que vai de fato conquistar o coração de Ebenezer.

Publicidade

Entretenimento

Mesmo com um roteiro frágil, Os Fantasmas de Scrooge é perfeito tecnicamente e vale como um bom en­­­­tretenimento para o fim de se­­ma­­na. Além de Carrey, o filme conta ainda com as participações especiais de Colin Firth, Gary Oldman, Bob Hoskins, Robin Wri­­ght Penn, entre outros. GGG1/2