• Carregando...
Biblioteca Pública do Paraná tem um acervo de mais de 600 mil volumes, número que abarca livros, periódicos como jornais e revistas, fotografias e material multimídia | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Biblioteca Pública do Paraná tem um acervo de mais de 600 mil volumes, número que abarca livros, periódicos como jornais e revistas, fotografias e material multimídia| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Quer ler um livro e não sabe por onde começar? Quem melhor do que as pessoas que passam os dias entre livros (centenas de milhares deles) para ajudar você a escolher um título? A partir dessa ideia, a reportagem ouviu alguns funcionários da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). De estagiários a funcionários antigos, eles deram seis dicas de leitura. E melhor: todos as opções fazem parte do acervo da biblioteca. É só pegar emprestado.

São Luís

O estagiário Guilherme Hiancki Monteiro, 22 anos, sugere uma obra sobre a antiguidade: São Luis , do historiador francês Jacques Le Goff. É uma biografia de São Luís, ou Luís IX, rei que governou a França de 1226 a 1270. "É um grande livro para quem gosta ou quer aprender mais sobre a Idade Média", garante Monteiro.

Os Três Lobinhos e o Porco Mau

Funcionário há dois anos, Dieison Lang, de 21 anos, trabalha no setor infantil da BPP. A indicação dele é Os Três Lobinhos e o Porco Mau, do escritor grego Eugene Trivizas. A história, como o próprio nome já diz, inverte os conhecidos papéis do lobo mau e dos porquinhos: quem era caçador vira caça e vice-versa. "É uma releitura da história tradicional. Além de ser diferente, é uma narrativa bem divertida", diz. O livro é indicado para crianças a partir dos 7 anos.

Força na Peruca!

A história de vida de uma mulher que não se deixou abater nem quando viu sua vida seriamente ameaçada por um câncer é uma lição de vida para a recepcionista da BPP Viviane dos Santos de Souza, 45. Por isso, ela leu e releu a obra Força na Peruca!, de Mirela Janotti. "Descobrir como tirar coisas boas de situações difíceis não é pra qualquer um. É por isso que eu gosto muito desse livro", diz Viviane.

Era Uma Vez Dom Quixote

Angélica Justino, 21, também trabalha no espaço voltado ao público infanto-juvenil da BPP. No top da lista dos livros que mais saem do local estão os volumes de Diário de Um Banana, de Jeff Kinney, que criou o personagem ídolo dos adolescentes Greg Heffley. Pela fama enorme, as obras da coleção vivem fora da biblioteca. Por isso, outra dica de Angélica é recorrer aos clássicos. Ela indica Era Uma Vez Dom Quixote, adaptado nada mais, nada menos do que por Marina Colasanti. "Os clássicos não saem muito, infelizmente. E este livro é uma readaptação voltada para crianças e adolescentes da obra original. A leitura do livro é dinâmica e tem bastante imagem. Uma criança que já tem bastante leitura pode ler sem problemas."

101 poetas...

Canisio Miguel Morche, 63, valoriza obras paranaenses. Não por menos, indica dois volumes que reúnem obras dos poetas mais importantes nascidos no Paraná: 101 Poetas Paranaenses — Antologia de Escritas Poéticas do Século XIX ao XXI, em dois volumes. "É uma compilação muito boa, tanto pra quem já conhece os escritores como para quem não sabe quem são eles. É uma chance de conhecer e resgatar um pouco da nossa cultura", diz Morche, há 30 anos na BPP.

História...

Verificando a pouca procura por livros de conhecimento regional, o estagiário Felipe Abrahão, de 18 anos, aposta numa sugestão local: História do Paraná, do historiador e pesquisador brasileiro Ruy Christovam Wachowicz. A obra traz uma visão do conjunto sobre os fatos que o estado viveu, desde suas origens até a época de progresso. "A gente conhece a história do mundo, mas conhece pouco sobre a História do brasil e do Paraná. E este é um bom começo", afirma.

Serviço

Para fazer empréstimos, é necessário ter a carteira de leitor. Veja o que é necessário para fazê-la: um documento de identificação (identidade; ou certidão de nascimento; ou carteira de trabalho ou passaporte); CPF; comprovante recente de residência (em nome do usuário, dos pais ou dos responsáveis) e R$ 2,50 para pagamento da taxa de inscrição. Na internet: www.bpp.pr.gov.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]