O show do cantor e compositor Arnaldo Antunes abre na próxima quarta-feira (24) a programação do Perhappiness 2005. O espetáculo começa às 20h, no Teatro da Unicenp.
A 16ª edição do Perhappiness acontece de 24 a 27 de agosto, com ciclos de palestras, debates, cinema, tardes de autógrafos e espetáculos musicais em vários espaços. Promovido todos os anos pela Fundação Cultural de Curitiba, o evento constitui uma das mais significativas programações do calendário cultural da cidade. Começou como uma homenagem ao poeta paranaense Paulo Leminski (1944-1989), criador da expressão "perhappiness" ( talvez + felicidade).
Debates
A poesia de Paulo Leminski continua sendo um dos temas em evidência nas mesas-redondas que acontecem no evento. Nesta edição, serão três mesas com a participação de escritores, poetas e professores de Literatura da Universidade Federal do Paraná. Entre os participantes estão Sérgio Cohn, poeta e editor da revista literária Azougue, e Marcelo Carneiro da Cunha, do Rio Grande do Sul, autor de contos, novelas, roteiros de cinema e televisão, e de livros infanto-juvenis. Sua novela "Duda 2, A Missão", publicada em 1994, ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes, além do prêmio Altamente Recomendável da Fundação Brasileira do Livro Infanto-Juvenil.
Outra atração é a palestra "A Estética do Frio", com o compositor gaúcho Vitor Ramil, que apresenta um dos temas de suas pesquisas musicais, realizadas nos anos 90. Nessa época, Ramil deixou o Rio de Janeiro e voltou a viver no Rio Grande do Sul, em busca da sua identidade de sulista. Seus estudos deram origem ao espetáculo "Ramilonga - A Estética do Frio", que se desenvolve sobre o ritmo da milonga (ritmo comum ao Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina), e mescla o linguajar gauchesco do homem do campo com a fala coloquial dos centros urbanos.
O Perhappiness 2005 terá uma mesa especial com o cineasta Sylvio Back, com enfoque na sua produção poética carregada de erotismo. Back participa da mesa "Poesia e Erotismo", ao lado de Margarida Rauen e Paulo Venturelli. O espetáculo "Cantos da Palavra", outra atividade da programação do Perhappiness, reúne mais de 15 artistas na produção de um espetáculo de música e poesia, sob a coordenação de Marcelo Sandman, Benito Rodrigues e Silvia Contursi.
Autógrafos
Os escritores Fabrício Carpinejar, Sérgio Cohn e Miguel Sanches Neto participam das tardes de autógrafos da Fnac. Carpinejar é poeta e jornalista gaúcho, premiado em concursos da Academia Brasileira de Letras e da Associação Gaúcha de Escritores. Estará autografando seus últimos livros, "Como no Céu" e "Livro de Visitas". O paranaense Miguel Sanches Neto, que está entre os 20 finalistas do Prêmio Portugal Telecom pelo livro "Herdando uma biblioteca", estará autografando a obra poética "Venho de um país obscuro".
Cinema
Na Cinemateca, um ciclo de cinema e literatura reúne vídeos e apresenta uma série de depoimentos feitos para o projeto "Encontros: Memória da Literatura Paranaense". O projeto, coordenado por Silvanah Santos, traz o registro de entrevistas e depoimentos de 20 nomes da literatura paranaense atual.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião