• Carregando...
Os acrobatas Alexandre Fray e Frédéric Arsenault: técnica de mão na mão | Divulgação
Os acrobatas Alexandre Fray e Frédéric Arsenault: técnica de mão na mão| Foto: Divulgação

Os moradores de Curitiba terão a oportunidade de presenciar neste sábado (12) um espetáculo com as características de um movimento mundial inovador que se apropria de elementos da arte circense. É o Novo Circo, que começou a se desenvolver na França nos anos 1970, utilizando aspectos da arte mambembe para contar uma história.

Appris par Corps, da companhia Un Loup pour l’Homme, que faz única apresentação neste sábado no Teatro do Sesc da Esquina, é um espetáculo que combina malabarismo, trapézio, teatro e música para abordar uma relação conflituosa entre dois homens – os acrobatas Alexandre Fray, da França, e Frédéric Arsenault, do Canadá.

Concebida a partir de uma visão ampliada da técnica de mão na mão, a virtuosidade acrobática dos dois artistas se acresce de aspectos inesperados e inovadores para discorrer sobre sentimentos como atração e repulsa. Os personagens, irmãos, se confrontam fisicamente, sem cessar, durante todo o percurso que um impõe ao outro.

O confronto dos corpos oscila entre a suavidade e a violência, a vontade de se fundir no outro e a tentação de escapar da imposição do vínculo. Por meio de movimentos, encena-se uma relação humana intensa e frágil que, ao final, pretende fazer o público refletir sobre a necessidade da união para além das nossas diferenças.

Histórico

A companhia Un Loup pour l’Homme nasceu em 2005, a partir do desejo dos dois acrobatas – a base (Alexandre) e o volante (Frédéric) – de serem autores de seus próprios anseios, paralelamente à continuidade de seus trabalhos em outras companhias.

Em seus respectivos países, a dupla seguiu uma trajetória coincidente. Ambos estudaram na Escola Superior das Artes do Circo e se dedicaram, principalmente, às pegas acrobáticas. Esta prática circense é, aliás, ampliada e utilizada pela dupla como forma de evidenciar os diferentes aspectos da relação com o outro. Já no início de sua formação, em 2006 as primeiras criações da dupla, foram premiadas na operação Jeunes Talents Cirque (Jovens Talentos do Circo).

* * *

Serviço

Appris par Corps. Teatro do Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969), (41) 3304-2222. Dia 12 de setembro, às 20 horas. R$ 20 e R$ 10 (estudantes, idosos e comerciários).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]