Atriz, escritora, dramaturga, produtora de teatro, apresentadora de talk-show e agora uma expert em futebol. E, como se não bastasse, uma beldade, em plenos 47 anos de idade. Assim é Maitê Proença, que vem à capital paranaense hoje, para um bate-papo com o público na Praça de Alimentação do Shopping Curitiba e uma sessão de autógrafos de seu livro de crônicas Entre Ossos e a Escrita (2004. Ediouro, 158 págs.), nas Livrarias Curitiba do mesmo local.
Como se trata da segunda visita de Maitê a Curitiba para divulgar seu primeiro livro que reúne crônicas publicadas na revista Época, entre 2003 e 2004 literatura, possivelmente, não será o tema dominante da conversa. Mas, graças à versatilidade da convidada, assunto é o que não vai faltar.
Pode-se falar, por exemplo, da mais recente novidade profissional de Maitê: sua entrada para o elenco de apresentadoras do programa Saia Justa. Após duas tentativas frustradas ambas impedidas pela direção da Rede Globo, que não aceitou liberar a atriz para o talk-show do canal GNT , Maitê Proença e a cantora Ana Carolina substituem a ex-integrante Luana Piovani no time ainda formado por Mônica Waldvogel, Betty Lago e Márcia Tiburi. "Não pensei muito, fui na intuição achando que pudesse ter algo a contribuir. Mas é uma incógnita. Vamos ver como tudo vai funcionar junto com aquelas mulheres. Achei que a primeira reunião foi agradável, leve e engraçada e que vou poder levar um componente de humor ao programa. Me senti bem à vontade", revela Maitê, em entrevista ao Caderno G.
O humor, aliás, é outra faceta da atriz, que vem percorrendo o Brasil com a peça Achadas e Perdidas, texto escrito por ela, dirigido por Roberto Talma e atuado ao lado da amiga Clarisse Derziê. A peça já recebeu convites para apresentações em Portugal onde o livro de Maitê alcançou o quarto lugar das listas de mais vendidos e acaba de retornar de uma exibição formato pocket, no Castelo de Caras, na Alemanha. "Foi um sucesso. O público era bastante seleto. Tinha editores de jornal e alguns amigos. Como não conseguimos levar o cenário, tivemos de improvisar e fazer uma adaptação. Mas foi muito bacana, melhor do que eu imaginava", conta, garantindo uma apresentação do espetáculo em Curitiba nos próximos meses.
Falando em Alemanha, futebol é outro assunto que pode integrar a pauta do bate-papo. Namorada de Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Maitê vem acompanhando os bastidores da Copa do Mundo, tendo visto os dois primeiros jogos da seleção de Parreira ao vivo. "É muito emocionante estar lá. Vendo o jogo do campo a gente escuta a reação das pessoas", descreve.
Sua paixão pelo futebol foi revelada de tal maneira, que a atriz vem sendo convidada para participar de programas esportivos, como o Tá na Área, exibido pelo canal de tevê a cabo SporTV. "Todo mundo que vê futebol, acha que entende tudo do assunto, inclusive eu. Evidentemente que não entendo nada, mas quando me vi no Tá na Área, pensei, Agora, realmente, sou uma expert", diverte-se.
Serviço: Palco Curitiba, bate-papo com Maitê Proença. Praça de Alimentação do Shopping Curitiba (R. Brigadeiro Franco, 2.300). Hoje, às 19 horas. Entrada franca. Após o bate-papo, a atriz e escritora realiza uma sessão de autógrafos do livro Entre Ossos e a Escrita, na Livrarias Curitiba (Piso L1, loja 126). Mais informações pelo telefone (41) 3330-5182.
Deixe sua opinião