Chamar o sambista Marcos Sacramento de pesquisador da música popular brasileira não seria, de todo, um exagero. Com uma carreira iniciada nos anos 80, Sacramento possui uma discografia formada, em sua grande maioria, por títulos em que resgata composições clássicas do samba carioca, por vezes desconhecidas do grande público.
O sambista não se sente à vontade na pele de pesquisador, prefere ser chamado de "pescador de pérolas". "Minha pesquisa é baseada, principalmente, no meu cotidiano. Com esse repertório de sambas antigos ponho em prática uma relação de memória afetiva, pois eram canções que ouvia meus pais cantarolarem quando eu era criança. Sabendo disso, meus amigos costumam me presentear com raridades da chamada época de ouro da música popular brasileira. Mas isso não faz de mim um pesquisador, embora agradeça por ser reconhecido assim", explica Sacramento, em entrevista ao Caderno G.
Algumas das "pérolas afetivas" do sambista poderão ser conferidas hoje, às 21 horas, no Guairinha, quando Sacramento apresenta, pela primeira vez em Curitiba, o repertório integral de seu mais recente álbum, Memorável Samba, lançado no ano passado pela gravadora Biscoito Fino. Entre os clássicos, que receberam uma nova roupagem com arranjos e direção musical a cargo dos músicos Luiz Flávio Alcofra (violão) e Jayme Vignoli (cavaquinho), composições situadas entre os anos 30 e 50, de autores como Noel Rosa ("Mulato Bamba", "X do Problema", "Triste Cuíca" e "Só Pode Ser Você"), Herivelto Martins ("Meu Rádio e Meu Mulato"), Assis Valente ("Fez Bobagem"), Nelson Cavaquinho ("Notícia"), Ataulfo Alves ("Errei... Erramos"), Waldemar Silva ("Imperador do Samba"), Carmem Miranda ("Deixa Falar!"), entre outros. Além disso, o carioca promete interpretar quatro canções inéditas de seu próximo trabalho, com lançamento previsto para o ano que vem, em que volta a exercer sua faceta de compositor. "Fiquei um pouco afastado do meu trabalho autoral devido às regravações e homenagens, mas pretendo fazer o próximo disco meio a meio. Tenho muitas produções e estou com uma coceira para gravá-las", adianta.
Elogiadíssimo pela crítica especializada, Memorável Samba vem rendendo frutos internacionais a Sacramento. O sambista já possui um público fiel na França, onde, só este ano, já se apresentou em duas ocasiões. "A recepção dos franceses é muito calorosa. O interesse deles pela cultura brasileira é algo antigo, assim como o flerte entre as duas culturas. Por ser algo enraizado, com as referências no ar, o diálogo fica facilitado. Mas sou daqueles que acredita na linguagem universal da música", conta. Universalidade, que, no caso do samba, é transmitida pelo suingue. "Eles podem não entender as letras, nem ter a curiosidade de perceber que as músicas são regravações. Na verdade, o que gostam mesmo é de sair sambando", analisa, bem-humorado.
* Serviço: Show de lançamento do CD Memorável Samba, de Marcos Sacramento. Auditório Salvador de Ferrante Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º). (41) 3304-7982. Hoje, às 21 horas. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes, idosos e doadores de um quilo de alimento não-perecível).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião