Os fãs da banda inglesa "Joy Division" precisarão de paciência para terem acesso às músicas que estão em uma coleção de fitas encontradas recentemente em uma caçamba de lixo de por Julia Adamson. A engenheira de som de Manchester trabalhou como assistente do produtor Martin Hannet em algumas apresentações do grupo e manteve negociações com o ex-baixista da banda, hoje no "New Order", Peter Hook, para cessão do material. O músico afirmou que, apesar de ter oferecido compensações à engenheira, as partes não chegaram a um acordo financeiro sobre e o imbróglio se arrasta.
De acordo com o "The Guardian", o músico teria oferecido a Adamson uma taxa de corretagem: ela receberia um valor pelos novos registros realizados, além de um percentual sobre os lucros obtidos nas próximas produções, mas respondeu que a proposta era insuficiente.
Em agosto, Adamson revelou em uma rede social que resgatara um pacote de fitas com músicas das bandas "Joy Division", "New Order", "Psychedelic Fours" e "Megazine". "Eu vi essas fitas por muito tempo", disse ela. "Elas são muito antigas e, provavelmente, estão se deteriorando. Preciso de alguém para cuidar delas. Algum interessado"?
Perspectivas distintas
Hook acusa Adamson de "manter as fitas como reféns". Em sua defesa, a engenheira afirma que as abordagens do músico foram hostis desde o início. Mas, após o anúncio de que ela pretendia vender a coleção a um fã, Hook disse à imprensa inglesa estar "cheio de esperança em um acordo". Otimismo que parece ter desaparecido.
"Quando essas coisas acontecem, as pessoas acham que encontraram um pote de ouro no fim do arco-íris. Elas pensam que isso vai me deixar milionário", afirmou recentemente ao "The Hollywood Reporter".
A banda "Joy Division" foi fundada em 1976, em Manchester, e acabou em maio de 1980, após o suicídio do vocalista Ian Curtis. Após a morte, os três remanescentes do grupo, Bernard Sumner, Stephen Morris e Hook fundaram o "New Order", que conta também com o guitarrista Gil Gilbert e segue ainda hoje com a formação original.
Deixe sua opinião