O filme Peter Pan se viu em maus lençóis neste feriado prolongado nos Estados Unidos. A Warner gastou US$ 150 milhões para trazer as aventuras da Terra do Nunca para as telonas, além de outros milhões em marketing, mas o filme arrecadou insignificantes US$ 15,5 milhões em bilheteria no fim de semana de estreia.
Os números colocam Peter Pan ao lado de Quarteto Fantástico e Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada É Impossível no panteão dos maiores fracassos do ano.
“É um grande tiro pela culatra”, disse Jeff Bock, analista de bilheterias. “Não veremos outro filme sobre Peter Pan por um tempo”, acrescentou.
Os patrocinadores de Peter Pan não foram os únicos sofrendo com dores de cabeça neste fim de semana. A Travessia, da Sony, tropeçou em seu grandioso lançamento, que custou US$ 3,7 milhões aos produtores para atingir mais de 2,5 mil salas nos EUA e Canadá.
O filme biográfico sobre a audaciosa travessia entre as Torres Gêmeas, realizada por Philippe Petit usando apenas um cabo, custou US$ 35 milhões na produção e tem claras ambições de Oscar. Mas arrecadou apenas US$ 6,4 milhões nas duas primeiras semanas em cartaz.
Em meio ao desempenho vacilante dos lançamentos dos principais estúdios, o filme da Fox Perdido em Marte conseguiu resultados mais estáveis em termos de vendas de ingressos. O suspense espacial ampliou a arrecadação doméstica para um total de US$ 108,7 milhões, com US$ 37 milhões em seu segundo final de semana.
Hotel Transilvânia 2, da Sony, também mostrou resistência, arrecadando US$ 20,3 milhões em seu terceiro fim de semana em cartaz, aumentando a bolada total para US$ 116,8 milhões.
O top 5 do fim de semana ainda tem os filmes da Warner O Estagiário e Sicario: Terra de Ninguém (produzido pela Lionsgate), que arrecadaram em ingressos US$ 8,7 milhões e US$ 7,3 milhões, respectivamente, entre quinta e domingo.
O Estagiário gerou US$ 49,6 milhões em receitas, enquanto a soma total de ingressos vendidos para Sicario chega a US$ 26,7 milhões.
Em lançamento limitado, o filme Steve Jobs, da Universal, arrecadou US$ 521 mil em quatro salas de cinema, uma média de US$ 130,2 mil por exibição, sendo classificado como o filme com melhor média de venda de bilhetes do ano.
Prejudicado por críticas negativas e pela força de Hotel Transilvânia 2, o filme Peter Pan não conseguiu atrair as famílias para as salas de cinema. Cerca de 55% do público no primeiro fim de semana era formado por mulheres, e 52% dos que assistiram à película tinham mais de 25 anos de idade. O filme foi exibido em 3.515 salas nos EUA e Canadá.
Peter Pan estava previsto para estrear originalmente em julho, mas a Warner mudou a data para outubro argumentando que precisaria de mais tempo para completar o trabalho de efeitos visuais. O filme tem no elenco estrelas como Hugh Jackman, Rooney Mara e Garrett Hedlund. Joe Wright, mais conhecido pelo filme Desejo e Reparação, é o diretor.