• Carregando...
Três filmes de Valêncio Xavier serão analisados na abertura do evento Pioneiros do Cinema do Paraná | Arquivo/ Gazeta do Povo
Três filmes de Valêncio Xavier serão analisados na abertura do evento Pioneiros do Cinema do Paraná| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

Programação

Saiba quais são os filmes e debatedores do ciclo Pioneiros do Cinema no Paraná:

Hoje

Caro signore Fellini, O Corvo e O Pão Negro – Um Episódio da Colônia Cecília, de Valêncio Xavier. Debatedor: Rodrigo Araújo.

Quarta-feira

Memórias de David, documentário sobre David Carneiro. Debatedor: Daiane Vaiz Machado.

Quinta-feira

Panorama de Curityba e Carnaval de 1910, de Annibal Requião. Debatedor: Fernando Severo.

Sexta-feira

Lance Maior, de Sylvio Back. Debatedor: Rosane Kaminski.

Sábado

Pátria Redimida, de João Baptista Groff. Debatedor: Izabel Liviski.

O Museu Guido Viaro promove a partir de hoje uma semana inteira com exibições e debates sobre a produção cinematográfica paranaense no ciclo Pioneiros do Cinema no Paraná. A programação tem início hoje, às 18h30, com a exibição de três curtas-metragens de Valêncio Xavier: Caro Signore Fellini, O Corvo e O Pão Negro – Um Episódio da Colônia Cecília (veja quadro com a programação completa). Todas as exibições são seguidas de uma discussão com um especialista e têm entrada franca.

Segundo o historiador e curador da mostra, Rodrigo Araújo, a ideia é que filmes paranaenses, como Lance Maior, de Sylvio Back, e Pátria Redimida , de João Baptista Groff, que são bastante conhecidos no meio cinematográfico e amplamente citados em pesquisas acadêmicas, possam ser vistos e discutidos por um público mais amplo. "Comecei a falar com pessoas que entendem de cinema paranaense e chegamos nesses títulos. É interessante poder de­­bater, por exemplo, o misto entre ficção e documentário feito por Groff em seu filme, que mostra algumas cenas de Getúlio Vargas em Curitiba", ressalta.

Araújo, que é mestrando em História na Universidade Federal do Paraná e pesquisa a obra de Valêncio Xavier, conta que, inicialmente, a ideia era fazer uma mostra somente sobre Xavier. O projeto, no entanto, foi ampliado. "Queremos mostrar essas primeiras imagens de Curitiba, feitas por Annibal Requião em 1910 e falar de personagens como David Carneiro que, apesar de não ter realizado nenhum filme, contribuiu muito para o desenvolvimento do cinema no Paraná".

Biografia

No início de sua pesquisa, o historiador tinha como foco a obra literária de Valêncio Xavier, mas percebeu que era impossível desvincular a história do autor com o cinema. "Ele foi muito mais cineasta do que escritor, e ele mesmo sempre dizia isso. Com o tempo percebi que a obra literária dele era totalmente cinematográfica e que seria impossível falar dos livros sem abordar os filmes. Acabei indo ver os filmes para poder falar do que ele escrevia."

Serviço

Pioneiros do Cinema do Paraná. De hoje até sábado, às 18h30, no Museu Guido Viaro (R. XV de Novembro, 1.348). Entrada franca. Mais informações pelo telefone (41) 3018-6194.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]