O sexto livro da saga de Harry Potter, a publicação que mais rápido foi vendida na história, também se tornou a mais rapidamente atacada pela pirataria da internet, com cópias disponíveis na rede depois de seu lançamento.
Os seguidores do jovem mago escanearam as 607 páginas do livro em formato digital, fazendo aparecer cópias não autorizadas na rede menos de 12 horas depois de "Harry Potter and hal-blood prince" começar a ser vendido. Cópias da versão em áudio do livro também estão amplamente divulgadas em programas de trocas de arquivo, como o BitTorrent.
Um dos advogados dos agentes da autora J.K. Rowling, Christopher Little, disse que sua empresa está trabalhando para combater a pirataria, mas admite que algumas cópias piratas poderiam ser copiadas inadvertidamente. De qualquer modo, milhões de cópias piratas não são nem uma gota de água do Oceano para um livro que vendeu 8,9 milhões de cópias em 24 horas.
Mas as companhias temem que a pirataria através de troca de arquivos na internet se converta em uma ameaça para outros aspectos dos negócios. Nos últimos meses, um dos filmes mais esperados do verão americano, "Star wars - A vingança dos Sith" e um dos albúns de maior sucesso, "X&Y", do Coldplay, vazaram na internet imediatamente depois de seus lançamentos.
Rowling já teve que chegar a um acordo para publicar seus livros em formato para download quando a Audible e a iTunes Music Store usaram seus reprodutores de música portáteis para vender "audiolivros". Em seu site, a escritora inglesa promoveu uma "caça" aos livros digitais não autorizados.
- Ninguém deve confiar em nenhum "e-book" de Harry Potter oferecido para "download" na internet ou em reder de intercâmbio de arquivos - afirmou a escritora, alertando para o perigo da exposição a vírus ou fraudes.
As cópias piratas chegaram também à Índia, onde vendedores ambulantes oferecem cópias ilegais de "Harry Potter and the half-blood prince" com grandes descontos.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”