Plácido Domingo está escrevendo "The joy of opera" ("A alegria da ópera") livro a ser publicado em 2009, em que o renomado tenor vai apresentar a compreensão de obras-primas e sobre o que faz um cantor ser grande.
O publisher W.W. Norton, de Nova York, disse que adquiriu os direitos mundiais do livro, que revelará como funciona a ópera dos dois lados da cortina e a melhor forma de experimentá-la e saboreá-la.
- A ópera continua a ser um mistério para muitas pessoas, uma forma de arte curiosa e estranha quando na realidade deveria ser muito mais uma parte do nosso dia-a-dia - escreveu Domingo no seu livro, segundo nota da Norton.
Domingo, 65, é diretor-geral da Ópera de Los Angeles e da Ópera Nacional de Washington, e continua a cantar e a reger.
Nascido na Espanha e educado na Cidade do México, ele debutou em 1959. Desde então, cantou mais de 120 papéis no palco e em gravações - mais que qualquer outro tenor.
Ele é conhecido pelos seus desempenhos definitivos de Otello na ópera de Verdi e teve um enorme sucesso popular nos últimos anos como um dos "Três Tenores", juntamente com José Carreras e Luciano Pavarotti.