Programe-se
Paiol Literário
Com Eucanaã Ferraz e mediação de Rogério Pereira. Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 180, Centro), (41) 3234-4200. Hoje, às 19h30. Entrada franca, sujeita a lotação.
O poeta carioca Eucanaã Ferraz abre hoje, às 19h30, no Sesc Paço da Liberdade, a temporada 2013 do projeto Paiol Literário. Nesta oitava edição do evento de literatura os encontros migraram do Teatro do Paiol, que recebeu as edições anteriores, para o Paço da Liberdade, após uma polêmica entre o idealizador do projeto, Rogério Pereira, e a cúpula da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
De acordo com a organização do evento, o debate deve "manter a tradição dos encontros do Paiol em que se discute literatura, no caso, poesia e a obra do escritor". Costumeiramente, as conversas do Paiol começam sempre com as mesmas perguntas: "Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?".
Hoje à noite, Eucanaã também deve falar sobre a sua experiência como editor e organizador de antologias. Ele já compilou e preparou antologias de poemas de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, além de um livro com textos em prosa de Caetano Veloso.
O escritor já publicou, entre outros, os livros de poesia Desassombro (2002), pelo qual ganhou o Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, Rua do Mundo (2004) e Cinemateca (2008), e, para o público infantojuvenil, Bicho de Sete Cabeças e Outros Seres Fantásticos e Palhaço, Macaco, Passarinho (ambos de 2009). No ano passado, publicou os poemas de Sentimental. Ele também é professor de literatura brasileira no curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Polêmica
No último mês de maio, o Paiol Literário foi pivô de uma polêmica que o fez mudar de casa. Tudo girou em torno do repasse de recursos municipais para a realização da edição deste ano.
Até o ano passado, o encontro literário recebia, por meio de anúncios pagos no jornal Rascunho, verba da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para custear parte dos gastos. Com a mudança na gestão municipal e da equipe que comanda a FCC, o apoio teve de ser renegociado.
A FCC decidiu não repassar a verba da mesma forma que a gestão anterior fazia e ofereceu contrapartidas, como hospedagem, passagens aéreas para os convidados, assessoria de imprensa e a cessão do Paiol.
O apoio, porém, foi recusado e definido como "esmola" por Pereira em uma carta aberta ao prefeito Gustavo Fruet publicada no blog Vida Breve, em que ele também disparou insultos pesados à direção da FCC.
O Paiol Literário deste ano tem o apoio do Sesi Paraná, da Gazeta do Povo e da ÓTV.
Programação
Saiba quais serão os próximos encontros do Paiol Literário 2013:
6 de agosto
Amilcar Bettega
Gaúcho radicado em Lisboa, Bettega recebeu o prêmio Açorianos de Literatura, em 1995, por O Voo da Trapezista (1994). Lançará em agosto o seu primeiro romance, Barreira, pela Companhia das Letras.
3 de setembro
João Anzanello Carrascoza
Publicou os livros de contos Hotel Solidão (1994), Duas Tardes (2002) e Dias Raros (2004), entre outros. Recebeu os prêmios Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o Jabuti.
4 de outubro (em Recife PE)
Xico Sá
Jornalista, atualmente colunista da Folha de S.Paulo, publicou livros de contos e crônicas, como Chabadabadá (2010) e Modos de Macho & Modinhas de Fêmea (2003). Publicou o romance biográfico Big Jato em 2012.
Novembro (data a definir)
Elvira Vigna
Escreveu os romances Coisas Que os Homens Não Entendem (2002), Deixei Ele Lá e Vim (2006) e O Que Deu pra Fazer em Matéria de História de Amor (2012). Com Nada a Dizer (2010), recebeu o prêmio de melhor romance da Academia Brasileira de Letras.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião