Programe-se
Múltiplo Leminski
Ecomuseu de Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6.001), 0800-645-4645. Visitação de terça-feira a domingo, das 8 horas às 16h30. R$ 8,80. Entrada franca para moradores de Foz do Iguaçu e 28 municípios da região. Agendamentos pelo e-mail reservas@turismoitaipu.com.br. Mais informações no site www.turismoitaipu.com.br. Até 20 de outubro.
A poética leminskiana encantou turistas e moradores da região trinacional de Foz do Iguaçu. A exposição Múltiplo Leminski, sobre a vida e a obra do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989), surpreendeu e bateu o recorde de visitação no Ecomuseu de Itaipu. Pela primeira vez em uma cidade do interior paranaense, a exposição, aberta no dia 12 de julho, atraiu 28.110 pessoas em um período de 19 dias, marca equivalente a 35% das visitas realizadas na Hidrelétrica de Itaipu no período.
"Foi o recorde de visitas no Ecomuseu desde 2007 em um só mês", diz a gerente do Complexo Turístico de Itaipu, Jurema Fernandes. Na avaliação dela, a qualidade da exposição e a figura de Leminski, um artista conhecido na região, contribuíram para o sucesso.
Os artefatos que retratam o legado do escritor estão espalhados por uma área de aproximadamente 300 metros quadrados. É um labirinto multifacetado composto por imagens, livros e textos de um intelectual conhecido por transitar por diversas áreas, incluindo a tradução, a biografia e a poesia.
Filha de Leminiski e uma das curadoras da exposição, ao lado da mãe, Alice Ruiz, e da irmã, Estrela, Aurea Leminski, diz que Foz do Iguaçu foi uma grande surpresa. "Foi surpreendente. Foz tem muitos atrativos e quem gosta de museu é um público específico", diz.
A mostra, que segue em cartaz na cidade até o dia 20 de outubro, terá mais atrações pela frente, segundo Aurea. No dia 24 de agosto, quando o escritor completaria 69 anos, o músico e professor José Miguel Wisnik fará uma aula-show sobre Paulo Leminski no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, às 20 horas. Acompanhado pelos músicos Sérgio Reze e Swami Jr., ele conduzirá o público a refletir sobre a poética leminskiana. A entrada é franca.
Após encerrar a temporada em Foz do Iguaçu, a exposição será levada para Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde permanece entre 28 de novembro a 9 de março de 2014. Entre abril e maio do ano que vem, a mostra seguirá para Recife.
Deixe sua opinião