Usuário captura pokémon na Bélgica, um dos 37 países que já contam com o jogo.| Foto: NICOLAS MAETERLINCK/AFP

A já dramática espera pelo lançamento do “Pokémon Go” no Brasil parece ter chegado ao fim. A Niantic, desenvolvedora do game, promete deixá-lo disponível para download já nesta quarta-feira (3). O horário, porém, não foi informado.

CARREGANDO :)

Lançado inicialmente nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia há quase um mês, o aplicativo provocou frenesi mundial. A ansiedade dos brasileiros por experimentar a novidade não recuou um milímetro durante essas semanas, fato facilmente deduzível pela notícia da invasão no fim de semana da conta do Twitter de John Hanke, presidente da Niantic. Os hackers justificaram a ação na demora da chegada do jogo ao Brasil, Chile e Argentina.

Publicidade

Na tarde desta quarta (3), uma postagem no Twitter do aplicativo alertou ainda mais quem já estava chorando (por vezes literalmente) por ainda não ser um treinador de pokémons. “Trabalhando duro para levar Pokémon Go ao Brasil. Fiquem ligados”.

Histórico

O aviso reforça outro comunicado endereçado diretamente aos brasileiros. Divulgado no Facebook do aplicativo na madrugada de terça (2), um comunicado da equipe de desenvolvedores dizia. “Sim, Brasil, nós queremos levar o jogo a vocês (e a muitos outros países onde ainda não está disponível)”, sem antecipar data ou horário aproximados.

Os lançamentos têm sido realizados de surpresa, uma estratégia para não sobrecarregar ainda mais os servidores, uma das principais preocupações dos criadores.

Mudanças

O comunicado também explica que limitou o acesso de serviços de terceiros que estavam atrapalhando a performance e até a expansão para outros países. Atualmente, 37 nações têm o game. “O grande número de usuários tem feito do lançamento de ‘Pokémon Go’ ao redor do mundo um… desafio… interessante”.

Publicidade

Antes mesmo de chegar ao Brasil, a mecânica do game também sofreu alterações que deixaram alguns treinadores desapontados. Desde a última atualização, foi retirada a informação do three step display, que indicava ao jogador, por meio de passos, a distância de pokémons próximos a ele.

“O recurso original, embora apreciado por muitos, também era confuso e não atendia nossos objetivos para o produto”, diz o post. A mudança pode não parar por aí. “Nós manteremos vocês informados porque continuamos nos esforçando para melhorar esse recurso”.