O Festival de Cannes revelou nesta quinta-feira a lista dos 19 privilegiados diretores que concorrerão à Palma de Ouro, entre os quais se destacam nomes como Polanski, Soderbergh, Winding Refn e os irmãos Coen.
A direção do Festival anunciou que, após o júri analisar quase 1.900 filmes, a edição deste ano terá nomes consagrados mas, também, alguns diretores sem experiência no evento cinematográfico mais importante do mundo.
Steven Soderbergh, que estava entre os favoritos para entrar na mostra competitiva deste ano, concorre com uma fita, "Behind the candelabra", que é uma cinebiografia do pianista Liberace, interpretado por Michael Douglas, acompanhado no elenco por Matt Damon.
O veterano Roman Polanski volta ao Festival com "La Vénus à la fourrure", uma história que conta a relação entre um diretor de cinema (Mathieu Amalric) e uma atriz (vivida pela esposa do diretor, Emmanuelle Seigner) baseado em uma obra baseada no livro homônimo de Leopold von Sacher-Masoch.
O italiano Paolo Sorrentino também retorna ao Festival, desta vez com "La grande bellezza", que conta a história de um escritor maduro que lembra sua juventude perdida e apaixonada.
O dinamarquês Nicolas Winding Refn, novamente indicado, torna a disputar o prêmio principal com "Only God forgives", em que escalou novamente o ator canadense Ryan Gosling, que deixou boa impressão em Cannes com "Drive", filme com que o diretor levou em 2011 o prêmio de melhor direção.
Os irmãos Coen, por sua vez, forte aposta para Cannes 2013 (onde já foram premiados três vezes por melhor direção), competirão desta vez com "Inside Llewyn Davis", que conta com Carey Mulligan e Justin Timberlake no elenco.
Um dos outros filmes que certamente gerarão expectativa será "Le passé", do iraniano Asghar Farhadi (Urso de Ouro em Berlim e Oscar por "A Separação"). O longa é protagonizado pela franco-argentina Bérenice Béjo, que ficou internacionalmente conhecida com "O Artista", que levou Oscar de melhor filme.
A mostra Um Certo Olhar também trará nomes de destaque, como Sofia Coppola com "The Bling Ring", uma narrativa sobre roubo a "celebridades" protagonizada Emma Watson e que é baseado em fatos reais, os furtos às casas de Lindsay Lohan e Paris Hilton.
Nesta seção competirão com seus últimos trabalhos como produtores, ainda, a francesa Claire Denis, o ator americano James Franco, a atriz italiana Valeria Golino e o espanhol Diego Quemada-Diez.
O Festival de Cannes será aberto com a exibição de "The Great Gatsby", de Baath Luhrmann, com Leonardo diCaprio no papel que já foi interpretado por Robert Redford, que por sua vez volta a Cannes em um filme fora de competição, "All is lost", dirigido por J.C. Chandor, anunciado como um longa "sem diálogos".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura