Não há com negar: a adolescência é uma fase complicada. Não só para o indivíduo em questão, que se vê sob a pressão de uma enxurrada de hormônios graças à chegada da puberdade, mas também para os que o cercam, obrigados a compreender seus ímpetos comportamentais com muita paciência (daí o apelido "aborrescência). Nessas horas, o sonho de todo adolescente (e de seus pais, é claro) é ter um lugar para onde possa correr, encontrar apenas pessoas de sua idade e dividir as angústias típicas dessa fase.
Talvez, por isso, o livro A Turma do Meet (Target Preview Moda e Desenhos. 192 págs., R$ 25) ande fazendo tanto sucesso entre o público jovem. Sua história trata da busca do adolescente pela liberdade, encontrada num espaço onde seis jovens passam a se encontrar para curtir, badalar, rir e filosofar. Outro fator que tem atraído as atenções dos leitores é a maneira descontraída como a trama é contada, efeito conseguido pela escritora gaúcha Annie Piagetti Müller a partir de suas próprias experiências.
Nascida na cidade de Novo Hamburgo, Annie é estudante de Jornalismo e Publicidade e tem apenas 19 anos. "A idéia do livro surgiu quando eu tinha entre 16 e 17 anos. A partir das minhas próprias vivências, resolvi escrever sobre a liberdade que o jovem procura e da qual precisa para crescer", conta a autora, que participa de uma sessão de autógrafos e de um bate-papo hoje, às 19 horas, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação.
Annie, que começou a escrever desde menina, já havia participado de vários concursos literários e chegou a produzir um romance quando tinha 13 anos de idade. Com A Turma do Meet, seu primeiro trabalho publicado, a jovem autora inaugura um conjunto de livros da mesma série, com continuação prevista para 2006. "O livro me aproximou muito do público jovem. Eles dizem que eu consegui passar conteúdo de forma descolada. Acho que é porque trato os adolescentes de igual para igual", conta.
* Serviço: Sessão de autógrafos do livro A Turma do Meet e bate-papo com a autora Annie Piagetti Müller. Livrarias Curitiba Megastore Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775, loja 1.108). Hoje, às 19 horas. Entrada franca. Mais informações pelo telefone (41) 3330-5119.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia