Denniz PoP
Alcunha de Dag Krister Volle, o DJ sueco começou a testar seus próprios remixes e músicas nas pistas em que tocava, e acabou achando um filão de ouro produzindo gravações pop. Ele fundou o Cheiron, estúdio com modus operandi totalmente coletivo que se tornou uma espécie de meca dos hits nos anos 1990. Ele morreu em 1998, vítima de câncer, aos 35 anos.
Ouça: “All That She Wants” e “The Sign”, do Ace of Base.
Max Martin
Aprendiz de Denniz Pop, Max Martin deu continuidade ao estilo de composição e produção iniciado no Cheiron: uma mistura do talento dos suecos para criar melodias com acordes e texturas do ABBA, grooves do R&B americano dos anos 1990 e refrões de rock de arena.
Ouça: “I Want It That Way”, do Backstreet Boys; “...Baby One More Time”, de Britney Spears; “Can’t Feel My Face”, de The Weeknd; “Can’t Stop the Feeling!”, de Justin Timberlake.
Stargate
É uma produtora liderada pelos noruegueses Tor Erik Hermansen e Mikkel Storleer Eriksen. Especialistas em pop, R&B e hip-hop, também ficaram conhecidos pela capacidade de fazer melodias e músicas grudentas. São adeptos do chamado método “track-and-hook”, em que diferentes compositores fazem melodia e letra sobre bases pré-fabricadas pelos produtores.
Ouça: “Rude Boy”, de Rihanna; “Firework”, de Katy Perry.
Dr. Luke
Músico, compositor e produtor americano, Lukasz Gottwald começou a fazer sucesso ao trabalhar com Max Martin, com quem se tornou um dos hitmakers preferidos da segunda metade dos anos 2000.
Ouça: “Since U Been Gone”, de Kelly Clarkson; “TiK ToK”, de Kesha; “Roar”.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião