• Carregando...
Portinari: obra do pintor ficará disponível na internet | Divulgação
Portinari: obra do pintor ficará disponível na internet| Foto: Divulgação

Na internet

O Portal Portinari funcionará no endereço www.portinari.org.br e sua inauguração está prevista para quinta-feira, 21.

De todas as obras que levam a assinatura do pintor Candido Portinari (1903-1962), só 5% podem ser livremente apreciadas pelo grande público hoje em dia. A imensa maioria das peças integra coleções particulares e vive trancafiada em apartamentos ou escritórios espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Incomodado com isso, há dez anos o professor João Candido Portinari, filho único do artista plástico nascido em Brodowski, interior de São Paulo, mergulhou de cabeça num projeto para democratizar o acesso às pinceladas do pai. Na próxima quinta-feira, 21, ele aperta um botão e lança na internet o Portal Portinari, espaço virtual que reunirá imagens em alta resolução e informações detalhadas sobre mais de 5 mil obras do artista, além de cerca de 6 mil cartas e aproximadamente 1,2 mil fotos.

O lançamento do portal contou com um patrocínio de R$ 400 mil da Queiroz Galvão Exploração e Produção (atual mantenedora do Projeto Portinari). Nele estarão, por exemplo, cartas que Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e Vinicius de Moraes escreveram ao amigo.

Também estarão na internet fotos históricas, como as da exposição de Portinari no MoMA de Nova York, em 1940, e do pintor trabalhando, com auxiliares, na criação dos painéis "Guerra" e "Paz", em 1955. Isso sem contar as 130 horas de gravações com Luiz Carlos Prestes, Jorge Amado, Drummond, e outras personalidades da época.

"Nosso objetivo é colocar a obra de Portinari no colo dos brasileiros", diz João Candido. "Demoramos mais de 30 anos para reunir, organizar, digitalizar e montar o banco de dados do portal. Ele vai atender tanto aos jovens do primário quanto aos pesquisadores."

Pacote

O portal, elaborado pela caos! design, é apenas o primeiro passo de um pacote muito mais ambicioso que o filho do pintor tenta emplacar pela cidade. No conjunto de ações para popularizar as obras do artista, o herdeiro planeja ainda a construção de um museu dedicado a Portinari, a transformação do casarão em que a família viveu no Cosme Velho numa "casa-ateliê", para ensino de arte. O herdeiro propõe ainda instalar nas galerias subterrâneas da futura estação do metrô da Gávea réplicas em tamanho natural (com 14 metros de altura) dos painéis "Guerra" e "Paz", pintados por Portinari entre 1952 e 1956, para serem entregues pelo governo brasileiro como presente à Organização das Nações Unidas (ONU).

"Além dos painéis, pensamos em colocar no corredor que ligará as duas saídas da estação, uma projeção em altíssima definição que chamamos de carrossel raisonné", conta ele. "Trata-se de um conjunto de fotos que podem ocupar uma parede de até dois metros de altura e que desfilariam em looping pelas paredes da estação. O vídeo, já exibido no Memorial da América Latina, dura 9 horas. Haveria pouquíssima repetição."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]