Faixas do disco

• "Chovendo na Roseira" ( Antônio Carlos Jobim) • "Na Baixa do Sapateiro"( Ary Barroso) • "Marambaia" ( Rubens Campos eHenricão) • "Estrada do Sol" ( Dolores Duncan e Antônio Carlos Jobim • "Valsa de uma Cidade" ( Ismael Neto e Antônio Maria) • "O Samba da Minha Terra/ Saudade da Bahia" ( Dorival Caymmi) • "Maracangalha" ( Dorival Caymmi) • "A Felicidade" ( Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim • "Risque" ( Ary Barroso) • "Lamento" ( Pixinguinha)• " Inútil Paisagem" ( Aloysio de Oliveira e Antônio Carlos Jobim • "Triste" ( Antônio Carlos Jobim) • "Modinha" ( Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim • "P’ra Machucar Meu Coração" ( Ary Barroso) • "Insensatez" ( Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim • "Meditação" ( Newton Mendonça e Antônio Carlos Jobim • "Valsinha" ( Vinicius de Moraes e Chico Buarque) • "Samba do Orfeu" ( Antônio Maria e Luis Bonfá) • "Só Tinha de Ser com Você" ( Aloysio de Oliveira e Antônio Carlos Jobim• "Se Todos Fossem Iguais a Você" ( Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim)• "Você e Eu" ( Vinicius de Moraes e Carlos Lyra) • " A Banda" ( Chico Buarque)

CARREGANDO :)

A cantora Teresa Salgueiro, para muitos de seus admiradores ao redor do mundo, é uma das vozes de Portugal. Sua imagem e a do Madredeus – grupo musical lusitano do qual faz parte – estão de tal forma interligadas que a maioria dos álbuns do grupo apresenta, na capa, a imagem da bela cantora como ícone de uma música que desafia rótulos e ultrapassa fronteiras.

Tereza, no entanto, gosta de alçar vôos solitários. Uma apaixonada pela música popular brasileira, ela decidiu, no ano passado, empreender uma jornada musical transatlântica, dedicando um disco inteiro à nossa canção. O resultado beira o sublime.

Publicidade

À primeira audição de Você e Eu, o que chama mais a atenção do ouvinte, chegando a provocar um certo choque, é a escolha corajosa da artista de adotar o sotaque carioca, deixando o acento português em Lisboa, sua casa. Defendeu sua escolha, afirmando que a sonoridade lusitana não se harmonizaria com a musicalidade brasileira. Tem razão.

Mas o disco é bem mais do que isso. A principal característica do canto Teresa é que, não importa o que esteja a interpretar, ela estende as notas, com seu timbre lindo, limpo e bastante peculiar. Esse traço, no entanto, poderia ser um problema em se tratando de música brasileira. Acaba não sendo. Felizmente.

Graças também aos bons arranjos, de Teresa consegue encontrar a cadência em obras de compositores pré-Bossa Nova, como Ary Barroso e Dorival Caymmi, e também se sai bem cantando Tom Jobim, que não pede extensão, mas a capacidade de compreensão do caráter introspectivo das composições.

A portuguesa consegue encontrar seu lado "o amor, o sorriso e a flor" para entoar clássicos da bossa nova, como "Insensatez" e "Inútil Paisagem", formidáveis em sua tessitura quase melancólica, com andamento lento. E, em território um pouco mais dramático e, portanto, familar a ela, Teresa arrasa. Prova disso é sua já antológica interpretação de "Valsinha", parceria de Vinicius de Moraes e Chico Buarque.

Teresa Salgueiro é lisboeta, nascida em 1969, e começou sua vida artística de forma casual. Tinha apenas 17 anos e gostava de cantar fados e música brasileira com amigos quando foi descoberta pelos integrantes do Madredeus (que então iniciavam o projeto do grupo e buscavam uma voz feminina). O encontro a tiraria para sempre do anonimato e a afastaria, em definitivo, dos planos de se tornar bióloga.

Publicidade

Desde 1986, Teresa, na qualidade de uma das fundadoras do grupo, mantém sua rotina atarefadíssima de concertos ao redor do globo, além de entrevistas e gravações com o grupo, sem, contudo, deixar de fazer o que deseja

Com Você e Eu, que sucede outro trabalho-solo, o CD Obrigado (compilação de vários de seus vôos-slo), ela atesta mais uma vez sua versatilidade, algo notável para uma cantora de timbre tão particular. A música brasileira agradece a atenção por ela dispensada em um disco que merece figurar entre os melhores lançados no país neste ano. GGGG1/2