A posse do presidente Barack Obama resultou em 35 mil reportagens nos principais jornais, rádios e televisões do mundo em apenas um dia - cerca de 35 vezes mais do que na posse presidencial anterior, disse na quarta-feira um grupo de monitoramento da mídia.
O Global Language Monitor, do Texas, disse que também houve 6 milhões de novas menções a Obama na Internet desde 31 de dezembro.
Em janeiro de 2005, quando George W. Bush tomou posse em seu segundo mandato, a grande imprensa mundial dedicou cerca de mil matérias a isso, segundo Paul J.J. Payack, presidente da GLM.
"Os números de Obama são inéditos e dizem muito sobre o fascínio global com o novo presidente norte-americano, sua esposa e sua jovem família", disse Payack à Reuters. "Obama é o maior assunto deste século até agora."
Os dados de audiência televisiva sobre a posse ainda não foram divulgados. A expectativa é de que tenha havido um recorde nos canais abertos e nos canais pagos de notícias.
Payack disse que, ao longo de 2008, a campanha e a eleição de Obama geraram 717 mil citações em meios impressões, rádio e TV, e 254 milhões referências na Internet (incluindo blogs).
Isso supera o interesse da mídia com o furacão Katrina (2005), o colapso financeiro de 2008, o começo da guerra do Iraque (2003) e os atentados de 11 de setembro de 2001, segundo Payack.
As cifras foram calculadas segundo um algoritmo de propriedade do grupo, que monitora a frequência de palavras e frases na mídia global impressa e eletrônica, na Internet e nos principais bancos de dados.
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