O Teatro Guaíra recebe amanhã os selecionados da última eliminatória do 2.º Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola. O festival vai contar com 13 participantes de cidades do Paraná e Santa Catarina e um show de abertura com o consagrado violeiro Paulo Freire, que compôs e executou várias trilhas para filmes, seriados e programas de televisão, entre eles o tema de abertura do Globo Rural, da Rede Globo.
Trazida pelos colonizadores portugueses, a música de viola constitui a base da música de raíz, com origens no Centro-Sul, e uma importante manifestação da cultura brasileira. O Prêmio foi lançado em 2004, com a finalidade de estimular a produção de composições do gênero e revelar novos talentos nacionais. O grande vencedor da primeira edição foi o gaúcho Sidnei de Oliveira, autor de "Esplendor", escolhida entre 173 canções. A competição deste ano contou com mais de 180 inscrições.
O júri da competição é composto pelo compositor e escritor Paulo Freire, o violonista Paulo Bellinati, o crítico Tárik de Souza e o músico Ivan Vilela, que também faz a curadoria do evento. Eles indicarão 16 músicas finalistas que serão apresentadas em 1.º de novembro, no Teatro Alfa, em São Paulo. O festival também já passou por Belo Horizonte, Goiânia, Recife e Ribeirão Preto.
Os vencedores vão receber prêmios em dinheiro que somam um total de R$ 55 mil. O primeiro colocado é premiado com R$ 10 mil e todos terão suas obras incluídas em um CD gravado ao vivo, na noite da final.
Os participantes desta etapa diversas gerações e formações. Tocam veteranos como o instrumentista e pesquisador musical curitibano Rogério Gulin, integrante dos grupos locais Viola Quebrada, Terra Sonora e 3 de Paus; e novatos como o violeiro Leonardo Mariani, de apenas 16 anos, natural de Cascavel, e o londrinense Gustavo Bastos Alves, 19. "Participar desse prêmio é uma grande oportunidade de divulgar a viola e a cultura sertaneja. Esse tipo de música ainda é ligada à imagem do caboclo, mas é uma manifestação popular muito rica e apurada", comenta Alves, que apresenta amanhã a composição "Lamento do Sertão".
* Serviço: Última eliminatória do 2.º Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola. Amanhã, às 20 horas, no Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º). Entrada franca (os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro). Mais informações: (41)3304-7982.
Pontos
Instrumentistas
Adailton Pupia "O Canto do Uirapuru";
André Murilo Berlesi "Despertar";
Claúdio Avanso Pereira "Meu Pagode";
Daniel Augusto Vicenti "Timbó";
Eduardo Moraes Gomide "Folia";
Guilherme Maccarini "Bailado das Borboletas";
Gustavo Bastos Alves "Lamento do Sertão";
Hernani Galindo "Timbira";
Lauri Momberg "Viola Regateira";
Leonardo Henrique Mariani "Baião Violado";
Lu Pasinato "Louva Deus";
Ricardo Denchuski "Rio das Almas".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”