Programe-se
Bienal Internacional de Curitiba 2013
De 31 de agosto a 1º de dezembro, em mais de 100 espaços da cidade. Para as palestras, é necessário se inscrever previamente pelo site www.bienaldecuritiba.com.br/palestras.
A Bienal Internacional de Curitiba, que terá abertura oficial no sábado e visitação geral a partir de domingo, começa a realizar hoje, a partir das 11 horas, uma série de eventos que pretendem chamar a atenção do público para as atrações dos próximos meses. Como a prioridade da curadoria geral os críticos de arte Teixeira Coelho (do Museu de Arte de São Paulo, o Masp) e Ticio Escobar (responsável por eventos como a Bienal de Valência) é a arte urbana, a Bienal começa os trabalhos com performances da artista canadense Martine Viale, que irá interferir no trajeto de quem usa determinadas estações-tubo da cidade.
Conhecida pelas apresentações em espaços públicos, Martina fará ações utilizando a linguagem corporal para interferir no trânsito de passageiros que circulam pelas estações Central e Praça Rui Barbosa (veja os horários no quadro abaixo). "Resolvemos antecipar algumas ações para poder, de certa forma, criar um clima das pessoas com a Bienal", diz o diretor-geral Luiz Ernesto Meyer Pereira.
Além da performance nas ruas, várias galerias da cidade irão inaugurar mostras entre hoje e sábado, parte do Circuito de Galerias. Na Galeria Zilda Fraletti, foram reunidos seis artistas locais como Dulce Osinski, Juliane Fuganti, Estela Sandrini (atual diretora do Museu Oscar Niemeyer), entre outros. "São grandes representantes da arte local, que se projetaram nacional e internacionalmente", diz Zilda. As galerias SIM e Simões de Assis ocuparão juntas os seus espaços com trabalhos de 17 artistas, escolhidos por Agnaldo Farias, que já foi curador de museus como o de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro.
Conversas
A semana pré-Bienal terá ainda uma mesa-redonda com os curadores gerais, adjuntos e associados, que falarão ao público sobre o processo de escolha dos artistas e suas respectivas obras no total, 150 artistas de cinco continentes foram selecionados. Quem estuda a língua francesa poderá conversar pessoalmente com o artista russo radicado em Paris Juli Susin, que falará sobre o seu trabalho na sexta-feira, na Aliança Francesa. A entrada é gratuita, e é necessário se inscrever previamente pelo site da Bienal.
Agenda
Confira os eventos que antecipam a Bienal de Curitiba, programados a partir de hoje:
Galerias
Hoje, às 18h30
Abertura da mostra No Unreal, na Galeria Ybakatu (R. Francisco Rocha, 62, Loja 6, Batel), parte do Circuito de Galerias, paralelo ao evento
Sexta-feira (30), Às 19h
Plano e Relevo, com obras de seis artistas locais. Galeria Zilda Fraletti (Av. Batel, 1.750, Batel)
Às 20h
Parque de Transgressões, com curadoria de Agnaldo Farias. Galerias SIM (Al. Pres. Taunay, 130A) e Simões de Assis (Al. D. Pedro II, 155, Batel)
Sábado (31), Às 20h
In Memorian, em homenagem ao artista Paulo Pereira. Subsolo Galeria de Arte Contemporânea (Av. Iguaçu, 2.481, Água Verde). A entrada nas galerias é gratuita.
Performance
Hoje, às 11h
Com a artista canadense Martine Viale. Estação Tubo Central (ao lado da Praça Santos Andrade)
Quinta-feira, às 11h
Estação Tubo Ligeirinho, Praça Rui Barbosa
Sexta-feira, às 16h
Estação Tubo Ligeirinho, Praça Rui Barbosa
Papo
Quinta-feira, às 16h
Mesa-redonda com a equipe de curadores da Bienal Internacional de Curitiba. Museu Oscar Niemeyer, auditório Poty Lazzarotto (R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico). Entrada gratuita. Inscrição pelo site: www.bienaldecuritiba.com.br/palestras.
Sexta-feira, às 18h30
Conversa com um dos artistas participantes da Bienal, Juli Susin. A palestra será ministrada em francês. Aliança Francesa (Al. Prudente de Morais, 1.101, Centro). Entrada gratuita. Inscrição pelo site: www.bienaldecuritiba.com.br/palestras.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas