A temporada de especulações em torno das indicações ao Oscar já começou. As várias associações de críticos dos Estados Unidos divulgaram recentemente suas listas de melhores do ano, indicando alguns dos favoritos às cobiçadas estatuetas douradas em 2006. Outro termômetro para prever os participantes da maior festa do cinema mundial é o Globo de Ouro, premiação concedida pela imprensa estrangeira em Hollywood, cuja 63.ª edição acontece amanhã, em Beverly Hills, na Califórnia a cerimônia será transmitida no Brasil nas tevês aberta (SBT) e fechada (Sony), a partir das 23 horas.
O grande favorito aos troféus da categoria drama (o Globo de Ouro divide a premiação, com as comédias e musicais formando uma categoria separada) é O Segredo de Brokeback Mountain, filme de Ang Lee que recebeu sete indicações incluindo melhor filme, direção e ator (Heath Ledger). O polêmico longa, relacionado como melhor de 2005 em diversas listas da crítica americana, fala de uma duradoura relação homossexual entre dois caubóis, que se encontram secretamente na tal montanha do título da fita.
A produção de Ang Lee tem como principais concorrentes: Boa Noite, e Boa Sorte, do ator/diretor George Clooney; e Ponto Final, que marca a volta do cultuado Woody Allen ao drama os dois filmes receberam quatro indicações ao Globo de Ouro. Outra fita bem cotada é O Jardineiro Fiel, produção inglesa comandada pelo brasileiro Fernando Meirelles, que vai disputar o prêmio de melhor diretor com a nata dos cineastas do mundo: além de Lee e Allen, Steven Spielberg (Munique) e Peter Jackson (King Kong).
Meirelles tem sido muito elogiado desde o lançamento de Cidade de Deus e seu cacife no exterior aumentou ainda mais com O Jardineiro Fiel, que deve muito de seus méritos ao brasileiro. Se emplacar mais uma indicação ao Oscar no próximo dia 31 de janeiro (dia de divulgação da lista de selecionados de 2006), o cineasta (finalista em 2004 por Cidade de Deus) alcançará um outro patamar na carreira. Uma nova nomeação vai abrir caminho para uma captação de recursos mais tranqüila de seu próximo filme, o ambicioso Intolerância, que deve ter um orçamento de US$ 25 milhões, com previsão de filmagens em cinco continentes.
Séries
O Globo de Ouro também premia os seriados de tevê que mais se destacaram na temporada. Na categoria drama, os destaques são: Lost (do canal AXN, no Brasil), produção sobre sobreviventes de um desastre aéreo tentando viver em uma misteriosa ilha; Roma (HBO), superprodução sobre o Império Romano; e as novatas Prison Break (Fox) e Greys Anatomy (Sony).
Entre as comédias, a quase barbada é Desperate Housewives (Sony), sobre o atribulado cotidiano de quatro donas-de-casa americanas todas as protagonistas foram indicadas a melhor atriz. A surpresa da premiação pode ser Weeds (GNT), estrelada por Mary-Louise Parker, que vive uma mulher que sustenta a família vendendo drogas ilícitas.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula