A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informou que o balanço do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2013 foi positivo. No entanto, solicitou à organização do festival reforço na sinalização dos terminais de ônibus para a saída do evento, para o próximo fim de semana.
Segundo nota, a maioria do público utilizou as linhas circulares especiais Terminal Alvorada-Cidade do Rock para chegar e sair do evento, e cerca de 200 coletivos circularam das 14h às 4h, todos os dias de show. As partidas, segundo a secretaria, tinham intervalos de, aproximadamente, dois minutos e, nos horários de pico, intervalos de um minuto.
Já serviço Rock in Rio primeira classe, operado por ônibus rodoviários tipo frescão com frota de 480 veículos, partiu de 14 pontos da cidade com destino ao festival e desembarque no Terminal dentro do Rio Centro. Cerca de 35 mil pessoas utilizaram o serviço nos primeiros dias do evento.
Segundo a secretaria, a plataforma exclusiva de embarque para a Cidade do Rock permitiu operação de simultânea em até 20 ônibus, e o tempo de espera médio para o embarque foi de dez minutos. A nota informa também que o escoamento do público na saída do Terminal Cidade do Rock foi auxiliado pelo número de roletas na entrada da área de embarque.
Táxis na miraAs equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes vistoriaram 500 táxis nos principais portões de entrada da cidade e no entorno da Cidade do Rock, durante o primeiro fim de semana do festival. Os 40 agentes apreenderam 72 táxis fantasma. No domingo, 31 foram apreendidos. Os carros de passeio que, irregulamente, faziam transporte de passageiros sob cobrança, estavam descaracterizados e trafegavam com placa na cor cinza, sem taxímetro e sem qualquer autorização da prefeitura. Além disso, os agentes lacraram 59 por mau estado de conservação. Foram rebocados 16 táxis piratas, oito motos e 11 vans com documentação irregular.
A CET-Rio teve regime especial durante os três dias de evento. Foram 950 homens por dia, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio. Também foram utilizados 45 veículos operacionais, 15 reboques e 55 motocicletas, que buscaram manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar as interdições durante os dias do evento. Os bloqueios contaram com o apoio da Polícia Militar. Reboques da Secretaria de Ordem Pública (Seop) tentaram impedir e reprimir o estacionamento irregular.
Foram utilizados 30 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos, que informaram sobre os horários dos diversos fechamentos, as rotas alternativas e sobre as restrições de estacionamento. Planos com semáforos especiais também foram implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio realizou o monitoramento de toda a área do evento com 32 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantassem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
A secretaria informou, em nota, que a chegada ao festival foi tranquila e os momentos de maior intensidade do trânsito foram registrados na tarde de sexta-feira, que acumulou o fluxo de volta para casa com a chegada ao festival. Outro momento de grande fluxo de veículos foi o cruzamento da saída das praias da Barra e Recreio, com a chegada do público para assistir aos shows.
Segundo a prefeitura, a operação será mantida para os próximos quatro dias de festival. A prefeitura reitera, em nota, a recomendação de utilização do transporte publico para a chegada ao evento e lembra aos motoristas que, com os fechamentos programados para as avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, a partir da próxima quinta-feira, é importante que os motoristas busquem rotas alternativas e, se possível, evitem circular pela região em automóveis particulares.
- Justin Timberlake agita público jovem do Rock in Rio
- Justin Timberlake puxa dia mais pop do Rock In Rio
- Homem pousa de parapente no Rock In Rio
- Rock in Rio honra seu nome em sua 2ª noite de shows
- Rock começa a aparecer no segundo dia de Rock In Rio
- Beyoncé fecha 1º dia de Rock in Rio com hits e funk "Passinho do Volante"
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas