A segunda edição da Virada Cultural Paraná reuniu cerca de 7 mil pessoas no sábado (26) em Maringá. O número se refere ao público que acompanhou os cinco shows do Palco Conexão, montado no estacionamento em frente ao Terminal Urbano, na região central. A apresentação do Teatro Mágico foi a que concentrou mais gente: 5 mil. O cantor Tony Caster, que tocou para cerca de 2 mil, disse ser o maior público de sua carreira.
O primeiro show começou pontualmente às 18h30, com os londrinenses do Terra Celta ensinando como se anima o público. Eles desceram do palco e foram para o meio da galera nas últimas músicas. Quem foi até lá em busca de diversão não se decepcionou. A enfermeira Daniella Cardoso, 23 anos, disse que nunca viu um show tão animado. "Fiquei impressionada. Eles têm visual, voz e carisma."
Um pouco mais tranquilo, mas não menos envolvente, foi o show do curitibano Tony Caster com sua banda de blues. Ele mesclou canções próprias e covers dos grandes nomes do gênero, como B.B King e Muddy Waters. Ao final do show, ele revelou que estava emocionado, pois Maringá lhe proporcionou o maior público da carreira. "Terminei o show tremendo. Foi incrível, quero voltar à cidade. O público deu um espetáculo à parte", disse, ofegante, no backstage.
Os sucessos dos Beatles delineou o repertório da banda Remember. A estudante Giovana Colombo, 19 anos, veio de Assis, no interior de São Paulo, e confessou que a animação de Maringá superou as expectativas. "O clima aqui é cultural e envolvente. Apenas fiquei chateada por não ter bandas de Maringá tocando."
O publicitário Gustavo Vergili, 23 anos, dividiu a mesma opinião. Ele disse entender que o propósito do evento é compartilhar a cultura, mas lamentou não haver ao menos um espaço para bandas locais. "Mesmo que seja uma tenda para o som autoral maringaense. Precisamos mostrar nossa cultura, do contrário, perde o propósito."
A noite foi entrando e o público aumentando. Quando os curitibanos do Trombone de Frutas subiram ao palco, perto das 23 horas, cerca de 4 mil pessoas tomavam conta do estacionamento. Pouco antes da 1 hora, os paulistanos do Teatro Mágico deram início à mistura de teatro, circo e música e embalaram cerca de 5 mil pessoas em um único ritmo.
De acordo com a Polícia Militar (PM), não houve registro de nenhuma ocorrência durante o evento. O Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) também reforçaram a segurança.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião