Missas, procissões e orações lembram a religiosidade do povo paranaense em suas celebrações religiosas programadas para acontecer neste mês de novembro.
A Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, movimenta o litoral e é uma das maiores celebrações religiosas do estado. As celebrações começam no sábado (5) com uma missa às 19 horas e prosseguem até o dia 20. No domingo (6)está prevista uma procissão marítima pela baía de Paranaguá. A concentração será no Rio Itiberê, em frente a rua da praia, com saída marcada para às 9h30. A procissão, com a imagem da santa, vai passar pela ilha da Cotinga, pela Ponta da Cruz e chega ao Rocio, com bênção dos barcos, pescadores e romeiros. Esta é a segunda vez que é promovida a procissão marítima. Durante todos os dias vão acontecer missas a partir das 6h30 até as 18 horas no Santuário do Rocio.
No dia 15, dia da santa, é esperado maior número de fiéis. O dia começa com missa às 7 horas, e missa campal às 10 horas na praça em frente ao Santuário. Às 16 horas sai uma procissão do santuário em direção a catedral de Paranaguá com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. A procissão de retorno da imagem ao santuário acontece no dia 16, a partir das 16 horas.
Na cidade de Antonio Olinto, Sul do Paraná, acontece a Romaria Mariana de Nossa Senhora dos Corais, no dia 20. Em homenagem à santa, de origem ucraniana, os romeiros saem da igreja matriz da cidade em direção a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. No local será servido almoço, e as celebrações religiosas prosseguem a tarde com palestras, cantos e bênção da água na gruta.
Prudentópolis, também no Sul do estado, promove duas festas religiosas. A primeira acontece no dia 12, em homenagem a São Josafat, com missa, procissão e barracas em frente da paróquia. No dia 27 acontece a Festa de Nossa Senhora das Graças, com a procissão de capelinhas com a imagem da santa, levadas em cima dos carros pelas famílias que receberam a visita da santa durante o ano. A procissão segue até o santuário de São João Batista. Após o almoço haverá bingo e apresentações artísticas.
No Sudoeste do estado, as cidades de Coronel Vivida e Cruzeiro do Iguaçu, promovem suas romarias em homenagem à Nossa Senhora da Saúde. Em Cruzeiro do Iguaçu, é a 15.ª edição da romaria, que acontece no período de 17 a 20 de novembro. No último dia está prevista a procissão rumo ao Morro do Calvário, próximo à cidade, para onde é levada a imagem da santa. No alto do morro é rezada uma missa e logo após o almoço. Às 15 horas está prevista a bênção final de retorno dos romeiros.
Em Coronel Vivida a celebração acontece na localidade de Palmeirinha. Os fiéis percorrem uma distância de nove quilômetros, saindo em procissão do centro da cidade até a localidade. Na chegada acontece uma missa, seguida de almoço e a celebração prossegue com tarde festiva. Ao final acontece um baile. São esperadas 2 mil pessoas.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião