Desenvolver uma poética visual de Curitiba a partir da própria experiência na cidade. Essa proposta foi apresentada a oito fotógrafos residentes na capital paranense pelo Núcleo de Estudos de Fotografia, resultando no projeto Cidades Visíveis, que, a partir de quinta-feira, será um dos representantes do Brasil no Festival Ecuentros Abiertos, realizado no Centro Cultural da Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina.
O evento argentino faz parte do prestigiado Festi-val da Luz, circuito internacional de fotografia que inclui outras mostras importantes do gênero em diversos países do mundo, como Mois de la Pho-to (Paris, França), Fototage Herten (Colônia, Alemanha), Fotofest (Houston, EUA) e PhotoEspaña (Madri, Espanha).
Cidades Visíveis foi criado pelos fotógrafos Anuschka Lemos, Susana Sá, Antônio Wolff, Felipe Prando, Eduardo Serafim, Maria Inês Cavichiolli, Maycon Amoroso e Milla Jung, que uniram suas experiências diversas na fotografia para realizar um trabalho conjunto que fala sobre oito lugares da capital paranaense.
Os fotógrafos dizem que o convite para o Encuentros Abiertos foi inesperado, pois tradicionalmente o Brasil é representando nesse tipo de evento por trabalhos realizados por profissionais do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, ou que tragam registros de lugares que estão no imaginário estrangeiro, como a Amazônia ou o Nordeste brasileiro. Cidades Visíveis já havia sido selecionado anteriormente para a Fotoseptiembre (México) e a FotoRio 2005 (Rio de Janeiro), mostras que também fazem parte do Festival da Luz.
"Além de mostrarmos o projeto, teremos a oportunidade de apresentar nossos portfólios para representantes de outros festivais, além do contato com diversos fotógrafos do mundo", comenta Anuschka Lemos sobre a participação no Encuentros Abiertos com exceção de Susana Sá, todos os demais fotógrafos do grupo vão participar da abertura da exposição curitibana no evento. Na terceira semana de agosto, a mostra argentina programa uma projeção fotográfica de Cidades Visí-veis, baseado em um DVD que complementa a exposição. "Estamos buscando apoios para fazer essa mesma projeção na Rua XV, ainda este ano em Curitiba", anuncia Lemos.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura