Uma pesquisa sobre o Caminho do Peabiru, que liga o litoral da costa atlântica ao interior do continente sul-americano, com passagem pelo Paraná, foi uma dos projetos contemplados pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Funarte Myriam Muniz.

CARREGANDO :)

No total foram contemplados sete projetos paranaenses, entre os 55 selecionados em todo Brasil.

O trabalho, escrito pelo ator, cenógrafo, diretor teatral e dramaturgo curitibano Enéas Lour, propõe a realização de pesquisas a respeito do caminho histórico, tendo como finalidade a elaboração de um texto teatral a ser encenado em 2007.

Publicidade

Segundo Lour, o Peabiru foi a mais importante via transcontinental da América do Sul pré-colombiana. Era uma "estrada" indígena com um tronco e uma série de ramificações, formando uma rede de passagens.

O percurso é marcado, também, por lendas e mitologia ligada à astronomia e à natureza. Segundo uma delas, os caminhos foram abertos por São Tomé, um dos apóstolos de Cristo. Outra versão sustenta que os indígenas abriram as passagens seguindo o caminho das estrelas no céu.

Os outros projetos foram: Memórias de Bonecas, da Companhia Teatro do Oprimido; As Velhas Loucas da Cia. de Theatro Fase 3; Projeto Anastácia, do Centro de Produtores Independentes de Arte e Cultura de Londrina; Dolores e seus Temores, da Lubeli Vídeo; O Julgamento Do Amor, de Pedro Pires e Cartas, Cartas, Cartas, do ACT – Ateliê De Criação Teatral, de Curitiba.