• Carregando...
A banda Frantic Flintstones  (Inglaterra / Brasil) | Divulgação
A banda Frantic Flintstones (Inglaterra / Brasil)| Foto: Divulgação

Confira as bandas escaladas:

Klingonz - Inglaterra

Cenobites - Holanda

Chibuku - Alemanha

Frantic Flintstones -Inglaterra / Brasil

Wrecking Dead - EUA / Dinamarca

Los Primitivos - Argentina

Billys Bastardos - Londrina(PR)

The Brown Vampire Catz - Londrina(PR)

Big Nitrons - São Paulo

The Dead Rocks - São Paulo

The Reservoir Dogs - São Paulo

Damn Laser Vampires - Porto Alegre

Ambervisions - Florianópolis

Ovos Presley

O Lendário Chucrobillyman

Sick Sick Sinners

As Diabatz

Hot Rods (todas de Curitiba)

  • A irreverência dos ingleses da banda Klingonz
  • A banda inglesa Klingonz faz show exclusivo no Psycho Carnival
  • A banda holandesa Cenobites
  • Os curitibanos da Ovos Presley
  • Outra presença curitibana: Sick Sick Sinners

Os curitibanos que não gostam das músicas e do clima tradicional do Carnaval já esperam a programação do festival Psycho Carnival, para o feriadão de fevereiro. Este ano, o evento que valoriza o rock psychobilly completa 10 anos de realização e, para comemorar, estão programados shows de 18 bandas que vão se apresentar no Clube Operário durante três dias, a partir do próximo dia 21. Com elementos que agrega o punk e o rockabilly, o psychobilly se tornou uma cultura onde as pessoas têm uma moda própria cheia de estilo.

Como de costume, o festival traz a cada ano um grande nome da cena psychobilly mundial para show exclusivo. Este Carnaval, foi escolhida a banda inglesa Klingonz, com 20 anos de carreira e 10 álbuns lançados. Além deles, o elenco internacional conta com Cenobites (da Holanda, em sua quarta vinda ao festival), Chibuku (da Alemanha, que também retorna ao Brasil), Frantic Flintstones (Inglaterra / Brasil) Wrecking Dead (EUA / Dinamarca) e Los Primitivos (Argentina).

O evento principal está marcado para os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, mas haverá um "esquenta" já nos dias 19 e 20, com shows de bandas locais no Jokers e no Ópera 1, respectivamente.

A edição 2009 do Psyco Carnival também está maior e mais diversificado. Além das bandas do gênero psychobilly, nesta edição há também um número maior de bandas de estilos relacionados, como rockabilly, surf music, garage rock e hillbilly e uma programação cultural paralela com palestras, workhops e oficinas de música.

O produtor do evento e também músico, Vladimir Urban, diz que a programação paralela tem a intenção de discutir a cena independente de Curitiba. "Foram dois fatores que contribuíram para incluir a programação cultural: o primeiro é que em 2008 passei a visitar outros eventos independentes pelo país e me associei à ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e o segundo fator é que eu acho que está na hora da cidade discutir, valorizar mais a cena independente. E as palestras vão ser o espaço para isso. Para integrar Curitiba com outras cidades do país", comentou.

A programação prevê seis atrações por noite (em vez de cinco, como no ano passado) e ocorre em um espaço mais amplo, o Clube Operário, localizado na região central da cidade, que já sediou importantes festivais punks. Estão sendo esperadas caravanas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul para o festival. "Já sabemos de vários ônibus que vão chegar na cidade para o evento. A cada ano aumenta o nosso público", disse Urban.

Programação extra

No domingo (22) está previsto um show gratuito nas Ruínas do São Francisco (durante a tarde de domingo), e uma matinê no Ópera 1 (segunda-feira), somando mais 12 atrações musicais em cinco datas de folia rock'n'roll. Além disso, também será realizada a 6ª Copa Psycho de Futsal e o haverá a volta do Zombie Walk, que como o próprio nome deixa a entender, é uma caminhada pela cidade, com pessoas caracterizadas como zumbis.

Entre as iniciativas inéditas, haverá palestras, a 1ª edição da Oficina de Rock e uma distribuição gratuita de CDs. Na quinta-feira, 19 de fevereiro, será realizada uma palestra seguida de bate papo com os dois principais representantes da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes). Os convidados são o presidente Fabrício Nobre (organizador dos festivais Goiânia Noise e Bananada) e Pablo Capilé (do festival itinerante Grito Rock), que discutem assuntos pertinentes aos festivais de música e à cena independente nacional em geral.

A 1ª edição da Oficina de Rock oferecerá aulas gratuitas de baixo acústico, bateria e guitarra, com ênfase ao estilo psychobilly e suas raízes. As aulas serão ministradas nas tardes dos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. Os interessados devem fazer a inscrição através do site do festival até o dia 16.

Preços populares

Para cada noite do evento foram colocados à venda 1.500 ingressos. O preço é de R$ 10 (ou meia de R$ 5 para estudantes com carteirinha da instituição ou comprovante de matrícula, e idosos acima de 60 anos) + uma lata de leite em pó, na entrada do show. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Livrarias Curitiba do Shopping Estação e na loja Vitrina (Rua Trajano Reis, 60).

Confira a programação completa: PSYCHO CARNIVAL 2009 – 19 a 23 de fevereiro

Quinta-feira – 19/0218h – Palestra e Bate Papo com Fabrício Nobre e Pablo Capilé (respectivamente, presidente e vice da Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes) – TUC21h – Festa de abertura do festival, com exposição e shows – Jokers PubOs Cervejas (Curitiba, PR) psychobillyHellfishes (Curitiba, PR) surf music

Sexta-feira – 20/0222h – Festa de Esquenta no Ópera 1Hillbilly Rawhide (Curitiba) hillbillyKrappulas (Curitiba) psychobillyChernobillies (Curitiba) psychobilly

Sábado – 21/0213h – Almoço de confraternização14h – Primeira Oficina de Rock de Curitiba - Estúdio H Mix21h – Psycho Carnival 2009 - Clube Operário Chibuku (Alemanha) psychobillySick Sick Sinners (Curitiba) psychobillyBig Nitrons (Santos, SP) psychobillyDamn Laser Vampires (Porto Alegre, RS) psychobillyLos Primitivos (Argentina) rockabillyBillys Bastardos (Londrina) psychobilly[distribuição de CDs da banda The Mullet Monster Mafia para os 500 primeiros]

Domingo – 22/0213h – Almoço de confraternização14h – Primeira Oficina de Rock de Curitiba - Estúdio H Mix16h – Zombie Walk - Cemitério Municipal17h – Show nas Ruínas de São FranciscoCWBillys (Curitiba) rockabillyFlatheads (Curitiba) rockabillyBarbatanas (São José dos Pinhais) surf music22h - Psycho Carnival 2009 - Clube Operário Frantic Flintstones (Curitiba / UK) psychobillyOvos Presley (Curitiba) psychobillyWrecking Dead (USA / Dinamarca) psychobillyThe Brown Vampire Catz (Londrina) psychobillyDeadrocks (São Carlos, SP) surf musicHot Rods (Curitiba) psychobilly[distribuição de CDs da banda The Mullet Monster Mafia para os 500 primeiros]

Segunda-feira – 23/0213h - 6ª Copa Psycho de Futsal – Praça Carlos Gomes14h – Primeira Oficina de Rock de Curitiba - Estúdio H Mix16h – Workshop com Strangy, da banda Klingonz - TUC (a confirmar)17h – Matinê no Ópera 1Fabulous Bandits (Londrina) hillbillyHigh High Suicide (Brasília, DF) garageRinha (Piracicaba, SP) psychobillyO Melda (Belo Horizonte, MG) garage21hrs - Psycho Carnival 2009 - Clube OperárioKlingonz (UK) psychobillyCenobites (Holanda) psychobillyO Lendário Chucrobillyman (Curitiba) garageAs Diabatz (Curitiba) psychobillyAmbervisions (Florianópolis, SC) surf musicThe Reservoir Dogs (Sorocaba, SP) psychobilly

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]