Nos Estados Unidos, os grandes estúdios também estão preocupados com a redução do número de espectadores. A queda nas vendas nos últimos 12 meses chega a 9% e estima-se que o número de espectadores tenha diminuído 11,5%, segundo a empresa de pesquisa Exhibitor Relations. De acordo com executivos dos grandes estúdios e especialistas da indústria cinematográfica, o principal motivo da radução é a falta de qualidade das produções de Hollywood.- Os filmes não estão atingindo as expectativas do público e isso não tem acontecido apenas no último ano. O público está menos suscetível ao marketing e as pessoas podem diferenciar facilmente os bons dos maus filmes - disse Michael Lynton, presidente da Sony Pictures Entertainment.
O presidente da New Line Cinema, Roberte Shaye, compartilha a preocupação com a dificuldade da indústria cinematográfica em lidar com as mudanças no público:
- Acredito que seja uma evolução periódica dos hábitos do público. Em anos anteriores, podia-se contar com pessoas o suficiente mesmo que se falhasse em entretê-las. As pessoas saíam por hábito, pelo desejo de estar fora de casa. Havia esta margem de manobra - disse.
Segundo ele, esta situação mudou devido a competição com os videogames, DVD´s e os centenas de canais de televisão a cabo, que deixam as pessoas mais tempo em casa. Além disso, de acordo com o executivo, os efeitos especiais muito semelhantes e adaptações de séries de TV têm deixado a maioria dos espectadores ansiosos por novidades.
O vice-presidente da Universal, Marc Shmuger, disse que Hollywood tem focado muito nos lucros e esquecido aquilo que considera o fator principal: a satisfação das pessoas em ir ao cinema.
- Não que os últimos filmes sejam piores que os de anos anteriores. O que atraía as pessoas às salas de cinema não está atraindo mais. E isto é claro quando se analisa as escolhas dos consumidores - afirmou.
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