Se o primeiro semestre do ano passado foi um terror para o cinema nacional, que não conseguiu colocar nenhum filme na marca de 1 milhão de espectadores, 2013 mudou completamente o cenário. Os longas brasileiros venderam, nos primeiros seis meses do ano, pouco mais de 13,6 milhões de ingressos, um pulo de 280% em relação ao mesmo período em 2012, quando 3,5 milhões de pagantes foram aos cinemas. Os dados são do Filme B, portal que monitora o mercado cinematográfico no país.

CARREGANDO :)

Na renda, os números são ainda melhores: a bilheteria total de R$ 144 milhões representa um crescimento de 289% em relação a 2012, que ficou em R$ 37 milhões. Dos cinco filmes que ultrapassaram a marca de 1 milhão de espectadores no primeiro semestre de 2013, três deles são comédias (De Pernas pro Ar 2, Vai Que Dá Certo, Minha Mãe É Uma Peça), enquanto dois envolvem Renato Russo (Somos Tão Jovens e Faroeste Caboclo), ex-líder da Legião Urbana.