A incapacidade das pessoas de se comunicarem, autoconfiança, tédio, sexo e várias outras coisas que nos atormentam a partir da adolescência. Tudo isso está reunido nas páginas do álbum em quadrinhos Folhateen, que será lançado na próxima quarta-feira (7) na Gibiteca de Curitiba pelo desenhista local José Aguiar. "É uma miscelânea de coisas que vivi com outras que vi ou ouvi", explica Aguiar. O álbum é editado pela Devir Livraria, de São Paulo, e será lançado no estado vizinho em 9 de fevereiro.
Os personagens de "Folheteen" foram premiados em 2005 no Concurso Internacional de História em Quadrinhos, promovido pelo Senac-SP e pela Devir. Aguiar partiu da história "Ponto Final", vencedora do concurso, para escrever o álbum. Todo o material antigo foi relido para que o autor pudesse selecionar e reinventar as melhores situações. "Era como se estivesse adaptando as tiras para um longa-metragem", comenta. Segundo Aguiar, o trabalho resultou em uma história inédita, com 46 páginas.
O destaque das tiras de Aguiar é para a protagonista Malu. A personagem é uma adolescente que abomina o rótulo de teen e, por conseqüência, abomina todos ao seu redor, sejam eles amigos ou a própria família. "Nem bela, nem feia, boa ou má, ela vai levando pancadas do destino e lidando com isso do jeito que consegue", resume.
O material de "Folheteen" que serviu de inspiração para o álbum foi publicado em tiras semanais, nos jornais Gazeta doPovo (2001) e Jornal do Estado (de 2002 a 2005). Quem quiser garantir um autógrafo de José Aguiar poderá conferir uma sessão no dia 2 de março nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação.
Serviço: Lançamento de Folheteen, de José Aguiar. Dia 7 de fevereiro, às 19h30. Gibiteca de Curitiba Centro Cultural Solar do Barão. Rua Carlos Cavalcanti, 533. Telefone (41) 3321-3250 (Gibiteca de Curitiba) e (41) 3232-5367 (Itiban Comic Shop).
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião