A professora universitária e pesquisadora curitibana Denise Azevedo Duarte Guimarães deve a seus filhos o tema ao qual dedicou quase meia década de estudos, que agora culminam com o lançamento, hoje à noite, no Museu Guido Viaro, do livro Histórias em Quadrinhos & Cinema: Adaptações de Alan Moore e Frank Miller. Leitores ávidos de graphic novels, o engenheiro eletrônico Marco Emílio Guimarães, de 46 anos, e o arquiteto Marco Antõnio, 43, costumam usar a casa da mãe como ponto encontro para compartilhar novos títulos de suas coleções, e conversar sobre o interesse comum. Contagiar a matriarca foi uma questão de tempo.
Doutora em Estudos Literários, Denise é docente aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora do programa de mestrado e doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde coordena a linha Estudos de Cinema e Audiovisual. Nos quadrinhos colecionados por seus dois filhos, e ao começar a prestar maior atenção ao diálogo dessas obras com suas respectivas adaptações para o cinema, ela acabou por descobrir um vasto e rico território para o debate acadêmico, tanto no âmbito da narrativa quanto da Semiótica, uma das áreas fundamentais de interesse e pesquisa da professora, presente nas ementas de várias disciplinas já ministradas por elas em cursos de Design e Comunicação Visual, entre outros, ao longo de sua longa trajetória.
"Meus filhos me deram de presente de aniversário o álbum com a 300 de Esparta, épica graphic novel de Frank Miller, e o filme de Zack Snyder nele baseado. Deles nasceu um artigo", conta Denise. O texto foi apresentado e despertou bastante interesse no encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), em 2008, e serviu de ponto de partida para vários outros, analisando as transposições para o cinema de obras de Alan Moore (de Watchman e V de Vingança), cujas narrativas, diz a autora, têm "um viés borgeano, de pseudoilusão e de metalinguagem" e de Frank Miller (do já citado 300 de Esparta e Sin City). "Miller, por sua fez, parece criar seus álbuns como se fossem story boards, com posicionamentos de câmera, cortes, elipses de tempo, como um filme."
Histórias em Quadrinhos & Cinema: Adaptações de Alan Moore e Frank Miller estará à venda hoje no Museu Guido Viaro e também na livraria do Sesc Paço da Liberdade (Pça. Generoso Marques s/n.º).
Deixe sua opinião