A exposição Quadrinhos Russos é um dos eventos que inicia a pré-programação da Gibicon 1, que começa no próximo dia 25. A mostra, que inaugura hoje, às 19 horas, no Paço da Liberdade, traz 70 trabalhos no total, e foi realizada em parceria com o Kommissia, Festival de Quadrinhos de Moscou.
Artistas como Otto, Tomato Zombie, Askold Akishin, Egoroff, Lumbricus, Komardin e Surzenzo estarão na exposição, que já passou por países como Grécia e Estados Unidos. A realização em Curitiba se deve ao agente italiano Tommaso DAlessandro, que esteve no ano passado na Gibicon 0. Famoso na Europa, ele desbravou terras russas descobrindo talentos dos quadrinhos e inserindo-os no mercado francês e italiano. Nestas andanças, tornou-se amigo do artista Khikhus, criador e idealizador do Kommissia.
Interrupção
A cultura russa, que tem forte manifestação nas artes visuais, teatro e cinema, além da literatura, música e balé, sofreu uma ruptura na área de quadrinhos, por conta da interrupção da pesquisa estética com as HQs pelo governo comunista. Porém, o momento atual é de resgate. A mostra fica em cartaz até o dia 18 de novembro, e a entrada é gratuita.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano