Mané Gostoso: título do espetáculo remete a bonecos de madeira| Foto: Divulgação
Companhia Ballet Stagium: 39 anos de atividades

Uma praia pernambucana, com muito sol, água de coco gelada e uma canção de Luiz Gonzaga saindo de algum alto-falante não muito próximo. Essa imagem, digna de um cartão-postal (sonoro, no caso), deve estar invadindo a mente de muitos curitibanos nos últimos dias, em que as temperaturas quase polares só fazem aumentar o desejo de fugir rumo ao calor.

CARREGANDO :)

Mas a partir de amanhã, as altas temperaturas do Nordeste devem chegar até Curitiba. Não, a frente fria que assola o estado não irá embora. O calor poderá ser sentido em um único espaço da capital, o Teatro da Caixa, onde a Companhia Ballet Stagium apresenta, até domingo (8), o espetáculo Mané Gostoso (confira o serviço completo).

Criado há três anos, o espetáculo que faz uma leitura moderna da cultura popular nordestina foi pensado para celebrar os 39 anos de atividades da companhia de dança paulistana e do grupo pernambucano Quinteto Violado, responsável pela trilha sonora. Com direção teatral de Marika Gidali e coreografias de Décio Otero, Mané Gostoso acabou recebendo esse título depois de tudo pronto. "Quando vimos tudo no palco, com música e coreografia, achamos que tinha muito a ver com o mané gostoso", explica Marika, referindo-se ao boneco infantil feito de madeira, cujos braços e pernas são movimentados por meio de cordões.

Publicidade

Combinando movimentos vigorosos em que transparecem o humor, a grandeza poética e a simplicidade comuns à identidade nordestina, Mané Gostoso serve como uma homenagem a Luiz Gonzaga (1912-1989), cujas principais canções receberam nova interpretação pelas mãos dos músicos do Quinteto Violado. "O cancioneiro de Luiz Gonzaga faz parte da identidade cultural nordestina e para nós é a influência mais autêntica desta cultura, tanto que está impregnada na história de vida do grupo", conta Marcelo Melo, um dos integrantes.

No palco, os bailarinos e o pú­­­bli­­­­co (na plateia) dançarão ao som de clássicos de Gonzaga, como "Asa Branca" e "Assum Preto" (Luiz Gon­­­­zaga e Humberto Teixeira); "For­­­­­ró de Mané Vito" e "P’ronde Tu Vai Luiz?" (Luiz Gonzaga com Zé Dan­­­­­­tas), entre outras. Mas Marika já avisa: "Tudo termina com forró".

Serviço

Mané Gostoso, da Companhia Ballet Stagium (SP). Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Dias 6 e 7, às 21 horas e dia 8, às 19 horas. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes, pessoas com mais de 60 anos e clientes CEF). Assinantes da Gazeta do Povo contam com 20 % de desconto. Classificação indicativa: livre. Confira o serviço completo