"Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado" estreou em primeiro lugar no ranking brasileiro, com mais de 500 mil espectadores e renda de R$ 4,4 milhões, informa o site especializado Filme B. Em seu terceiro fim de semana, "Shrek Terceiro" caiu 42% e foi para a segunda posição, já com mais de 3,3 milhões de ingressos vendidos e renda acumulada de R$ 27 milhões. "Treze homens e um novo segredo", em seu segundo fim de semana, foi para a terceira posição e chegou à marca de 500 mil ingressos vendidos.Dois lançamentos limitados chegaram a figurar no ranking: o drama "O tango de Rachevsky", lançado pelo consórcio Europa/MAM em apenas uma sala, em São Paulo, abriu em 12º lugar, enquanto o documentário "Quinhentas almas", da Riofilme, estreou em 19º. A Disney promoveu pré-estréias de sua nova animação, "Ratatouille", que foi vista por 25 mil espectadores.
Ainda de acordo com o site Filme B, o número de filmes brasileiros lançados nos cinemas no primeiro semestre de 2007 cresceu 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho, 40 títulos nacionais chegaram ao circuito enquanto os seis primeiros meses de 2006 e de 2005 contaram com 30 e 18 estréias nacionais, respectivamente. Desses 40 filmes, quatro foram distribuídos pelas majors e 36 chegaram pelas mãos de distribuidoras independentes, que aumentaram em 44% suas cartelas nacionais em relação ao primeiro semestre de 2006.
No conjunto de 167 longas-metragens que chegou ao circuito o levantamento do Filme B considera títulos estreados em pelo menos uma das capitais, entre janeiro e junho , a produção nacional respondeu por 24% do total. Proporcionalmente, o número de filmes americanos e canadenses lançados no primeiro semestre nesses últimos três anos vem diminuindo: em 2005, representou 51% do total (66 filmes); em 2006, 47% (81 filmes), e, em 2007, 40% (66 filmes).
Confira a programação dos cinemas no Guias e Roteiros
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião