O Quarteto Ars de Violões, grupo musical curitibano, está lançando neste mês um DVD que, além de divulgar o trabalho da formação, também deve servir de cartão de visitas.
"Esse trabalho concretiza a pesquisa de novos repertórios que o Ars vem fazendo", conta Luiz Cláudio Ribas Ferreira, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e integrante do quarteto. Ele explica que a formação de quatro violões permite a execução e adaptação de quase todo tipo de composições para mais diversas formações. "O resultado é o aumento da potencialidade do repertório para as formações de violão", afirma.
No trabalho editado para o DVD, isso se traduz em uma tentativa de aproximação dos grandes nomes da música brasileira com um repertório consagrado de música erudita. "Chiquinha Gonzaga é número um do folclore brasileiro. Foi a primeira a compor para o carnaval. A correlação que nós fizemos foi com a música profana do século 16, na obra de Michael Praetorius, porque carnaval também é música profana", esclarece o professor.
Repertório
Por meio desse procedimento, o disco conta ainda com "O Burrico de Pau", de Carlos Gomes, "Apanhei-Te Cavaquinho", de Ernesto Nazareth, "Suspiro del Alma" de Carmelo Taberna, entre outras faixas. "É uma transcrição de um repertório bem conhecido para quatro violões, resultando nessa miscelânea brasileira e européia erudita", comenta Fabrício Mattos, outro integrante do conjunto. O Quarteto Ars de Violões foi formado em 2003, e é integrado ainda por Alisson Alípio e Hestevan Prado.
Alessandro Gama, diretor e produtor do vídeo, conta que buscou fugir dos clichês desse tipo de produto.
"Os DVDs musicais são sempre shows gravados no palco. Nós tentamos fugir disso, ao colocar o quarteto em diferentes espaços de Curitiba", explica Gama, um ex-funcionário do Banco do Brasil que largou o emprego para estudar cinema. As imagens do vídeo mostram o quarteto tocando em alguns dos mais turísticos pontos da cidade, como o Bosque Alemão e o Parqüe Barigüi.
Serviço: DVD Quarteto Ars de Violões. À venda pelo telefone (41) 3242-5398 ou pelo site www.deltagama.com.br. Informações: fabricio_mattos@yahoo.com.br.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião