6 peças vão ocupar o Novelas Curitibanas ao longo da temporada 2013-2014 o atraso de um semestre na realização do edital ocorreu devido à transição no poder municipal.
Os seis grupos que apresentarão montagens teatrais a partir do segundo semestre no Novelas Curitibanas têm em comum o interesse na pesquisa cênica.
No caso da trupe mais bem colocada, a CiaSenhas, a ideia é aprofundar o contato com a dramaturgia do argentino Daniel Veronese. Em 2012, Circo Negro deu conta de abrir o universo do autor para o grupo, que nunca havia montado um texto que não fosse de autoria própria. Equívoca Fuga de Señorita, Apretando un Pañuelo de Encaje sobre Su Pecho é um texto mais atual do escritor. "Dessa vez vamos montar direto do espanhol", conta a atriz Greice Barros.
Outro grupo que vai mostrar um trabalho no Novelas neste ano será o Vigor Mortis, que volta às origens de seu estilo, o gran guignol, para montar Duplo Homicídio na Chaptal 20, a partir dos textos "Orgia no Farol", sobre um naufrágio, e "Crime no Hospício", em que uma jovem é atormentada por cenas bárbaras.
Em Uma Árvore de Carvalho, Rodrigo Ferrarini e Pablito Kucarz se revezarão no papel de um ilusionista que recebe no palco o pai de uma menina que ele atropelou. A cada apresentação, um ator diferente interpretará o pai sem ter ensaiado com o grupo. Esta orientação dramatúrgica faz parte do texto do inglês Tim Crouch.
Iracema 236 ml brinca com o texto de José de Alencar para questionar a formação cultural brasileira e suas influências/dominações. "O espetáculo todo é uma grande pergunta existe cultura brasileira genuína?", questiona Léo Glück, autora da dramaturgia e diretora do trabalho, a cargo da Selvática.
Já Atman é um texto de autoria própria de Patrícia Kamis, que também atuará, ao lado de Janja e Marcel Gritten. fala sobre uma busca pelo real, com camadas ilusórias. "É uma proposta de reflexão para compartilhar com a plateia", conta Patrícia.
Os Pássaros, de Geane Silva, encerra a lista de prováveis estreias para a temporada 2013-2014 os grupos ainda precisam apresentar documentos comprobatórios para confirmar aprovação no edital.
Deixe sua opinião