6 peças vão ocupar o Novelas Curitibanas ao longo da temporada 2013-2014 o atraso de um semestre na realização do edital ocorreu devido à transição no poder municipal.
Os seis grupos que apresentarão montagens teatrais a partir do segundo semestre no Novelas Curitibanas têm em comum o interesse na pesquisa cênica.
No caso da trupe mais bem colocada, a CiaSenhas, a ideia é aprofundar o contato com a dramaturgia do argentino Daniel Veronese. Em 2012, Circo Negro deu conta de abrir o universo do autor para o grupo, que nunca havia montado um texto que não fosse de autoria própria. Equívoca Fuga de Señorita, Apretando un Pañuelo de Encaje sobre Su Pecho é um texto mais atual do escritor. "Dessa vez vamos montar direto do espanhol", conta a atriz Greice Barros.
Outro grupo que vai mostrar um trabalho no Novelas neste ano será o Vigor Mortis, que volta às origens de seu estilo, o gran guignol, para montar Duplo Homicídio na Chaptal 20, a partir dos textos "Orgia no Farol", sobre um naufrágio, e "Crime no Hospício", em que uma jovem é atormentada por cenas bárbaras.
Em Uma Árvore de Carvalho, Rodrigo Ferrarini e Pablito Kucarz se revezarão no papel de um ilusionista que recebe no palco o pai de uma menina que ele atropelou. A cada apresentação, um ator diferente interpretará o pai sem ter ensaiado com o grupo. Esta orientação dramatúrgica faz parte do texto do inglês Tim Crouch.
Iracema 236 ml brinca com o texto de José de Alencar para questionar a formação cultural brasileira e suas influências/dominações. "O espetáculo todo é uma grande pergunta existe cultura brasileira genuína?", questiona Léo Glück, autora da dramaturgia e diretora do trabalho, a cargo da Selvática.
Já Atman é um texto de autoria própria de Patrícia Kamis, que também atuará, ao lado de Janja e Marcel Gritten. fala sobre uma busca pelo real, com camadas ilusórias. "É uma proposta de reflexão para compartilhar com a plateia", conta Patrícia.
Os Pássaros, de Geane Silva, encerra a lista de prováveis estreias para a temporada 2013-2014 os grupos ainda precisam apresentar documentos comprobatórios para confirmar aprovação no edital.
Em denúncia, PGR afirma que Bolsonaro era do “núcleo crucial” de organização criminosa em suposto golpe
Bolsonaro será preso? Acompanhe o Entrelinhas e entenda o que pode acontecer após denúncia da PGR
Múcio diz que denúncia da PGR serve para livrar militares de “suspeições equivocadas”
Empresa de Trump e plataforma de vídeos Rumble processam Alexandre de Moraes nos EUA