"Quem Quer Ser um Milionário?" (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle, cada vez mais vai despontando como o grande favorito para o Oscar de melhor filme. Depois de ter faturado no sábado o prêmio mais importante dos produtores de Hollywood (Producers Guild of America, o PGA), o filme levou o grande prêmio da Screen Actors Guild (SAG), o sindicato dos atores nos EUA. Além disso, a produção também já tinha faturado quatro prêmios no Globo de Ouro.
A premiação de melhor elenco é ainda mais surpreendente porque a maioria dos atores são jovens amadores das favelas de Mumbai. O filme conta a história de um jovem pobre de Mumbai que tenta ficar milionário participando de um programa de TV.
Mas a noite não foi apenas de "Quem Quer Ser um Milionário?". O falecido Heath Ledger, Sean Penn, Meryl Streep e Kate Winslet também levaram para casa uma das estatuetas do SAG. O filme líder de indicações ao Oscar, "O Curioso Caso de Benjamin Button" saiu da premiação de mãos abanando, assim como "Frost/Nixon".
Sean Penn ganhou o prêmio de melhor de ator por sua atuação como ativsita dos direitos gays Harvey Milk, no filme "Milk", de Gus Van Sant. A veterana Meryl Streep foi premiada por seu papel como uma freira vingativa no drama "Dúvida".
O Oscar póstumo para Heat Ledger, que morreu aos 28 anos há um ano, parece cada vez mais certo. Depois de ganhar o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante, ele também levou o prêmio do SAG, por sua atuação como Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas". Se realmente levar o Oscar, será a segunda vez que a Academia premia um ator falecido. O primeiro foi Peter Finch, em 1976, por sua atuação em "Rede de Intrigas".
A inglesa Kate Winslet foi premiada como melhor atriz coadjuvante pelo filme "O Leitor". Ela também disputa o Oscar por esse filme, mas na categoria de atriz principal.
O ator James Earl Jones foi homenageado com um prêmio especial pelo conjunto da obra, que inclui trabalhos em filmes como "Dr. Strangelove", "Campo dos sonhos", "The Man", onde interpretou o primeiro presidente negro dos EUA. Sem falar que era dele voz de Darth Vader na trilogia "Guerra nas Estrelas".
O Screen Actors Guild também premiou os atores por seus trabalhos na TV. Tina Fey, Alec Baldwin e o elenco de "30 Rock" levaram os prêmios na categoria comédia. "Mad Men" ficou com o prêmio de melhor elenco em drama.
O melhor ator nessa categoria foi inglês Hugh Laurie, por seu papel como um médico insuportável em "House", enquanto Sally Fields foi eleita a melhor atriz por sua atuação em "Brothers and Sisters". Laura Linney e Paul Giamatti ganharam como melhor atriz e ator em minissérie para TV por "John Adams".
Confira a lista completa
Cinema
Elenco: "Quem Quer Ser Milionário?"
Ator: Sean Penn, "Milk"
Atriz: Meryl Streep, "Dúvida"
Ator coadjuvante: Heath Ledger, "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Atriz coadjuvante: Kate Winslet, "O Leitor"
Elenco de dublês: "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Televisão
Elenco na categoria drama: "Mad Men"
Ator na categoria drama: Hugh Laurie, "House"
Atriz na categoria drama: Sally Field, "Brothers & Sisters"
Elenco na categoria comédia: "30 Rock"
Ator na categoria drama: Alec Baldwin, "30 Rock"
Atriz na categoria drama: Tina Fey, "30 Rock"
Ator em filme ou minissérie para TV: Paul Giamatti, "John Adams"
Atriz em filme ou minissérie para TV: Laura Linney, "John Adams"
Elenco de dublês: "Heroes"
Prêmio especial pelo conjunto da obra: James Earl Jones
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião