Um dos principais grupos de rap e hip hop no Brasil, os Racionais MCs trazem amanhã ao Curitiba Master Hall seu som politizado e provocativo, que colocou o quarteto paulistano entre os maiores vendedores de CDs no país.
Sob o comando do carismático Mano Brown, os Racionais surgiram no final da década de 80 na periferia de São Paulo com um discurso contra a opressão às populações marginalizadas nas grandes metrópoles brasileiras. Completam o quarteto Edy Rock, Ice Blue e Kl Jay.
A primeira gravação dos Racionais aconteceu em 1988, na coletânea Consciência Black. Dois anos depois, o primeiro disco-solo, Holocausto Urbano, levou o grupo a fazer uma série de shows pela Grande São Paulo, tornando-o mais conhecido e dando início a uma espécie de culto ao seu trabalho engajado.
Em 1991 abriram o show, em São Paulo, do grupo norte-americano Public Enemy, um dos pioneiros e mais famosos grupos de hip hop. A partir de 1992 os integrantes dos Racionais passaram a desenvolver um trabalho voltado para comunidades pobres da periferia, fazendo palestras em escolas sobre drogas, violência policial e racismo.
As letras das composições dos Racionais MCs procuram passar uma postura até mesmo agressiva contra a submissão e a miséria, usando a linguagem da periferia, com gírias e expressões típicas. No show de amanhã estarão hits como "Fim de Semana no Parque", "Pânico na Zona Sul", Mulheres Vulgares", "Hey Boy", "Diário de um Detento", "Fórmula Mágica da Paz", "Homem na Estrada".
Serviço - Racionais MCs. Sábado (dia 12 de agosto, às 22 horas, no Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 123 - Portão). Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (estudantes e doadores de 1kg de alimento não-perecível).
Deixe sua opinião