O programa “Falando de Música”, comandado pelo maestro Osvaldo Colarusso na Rádio Educativa do Paraná (97,1 FM), vai veicular gravações de concertos da Orquestra Sinfônica da Rádio Bávara nas próximas três sextas-feiras (1º, 8 e 15 de maio), às 20 horas.
O material cedido pela emissora de rádio e televisão alemã registra apresentações do grupo sob regência do renomado maestro Mariss Jansons em novembro de 2014 e janeiro de 2015.
Obras
Entre os destaques do material estão obras de compositores da Segunda Escola de Viena que o maestro letão nunca gravou, como o Concerto para Violino e Orquestra, Opus 36, de Schoenberg (com o violinista Michael Barenboim), no dia 1º; e o Concerto para Violino e Orquestra, de Alban Berg (com o violinista Gil Shaham), no dia 15.
“A formação de Mariss como regente esteve muito ligada a Viena. Ele foi aluno do [maestro austríaco] Hans Swarowsky, que deu aulas para Claudio Abbado e Zubin Mehta. Então o repertório dele, em termos de Haydn, Mozart, Beethoven, Bruckner –todos ligados à [Primeira Escola de] Viena – é excelente. A surpresa desse material foi a facilidade que Mariss mostrou de reger música desta Segunda Escola de Viena”, explica Colarusso, que aponta a Orquestra da Rádio Bávara, fundada em 1949, como uma das maiores do mundo.
“É talvez a terceira maior da Alemanha, depois da Filarmônica de Berlim e de Dresden. Está entre as 10 melhores da Europa. Tem uma tradição muito antiga, e uma história de diretores musicais legendários”, diz.
As gravações cedidas pela Rádio Bávara não têm fins comerciais e poderão ser veiculadas duas vezes pela Rádio Educativa do Paraná.
Confira a programação completa com os concertos ao vivo da Orquestra Sinfônica da Rádio Bávara e seu diretor musical, Mariss Jansons:
Sinfonia Nº 35 em Ré maior, IVK 385 – “Haffner”, de Mozart (Concerto de 30/1/2015)
Concerto para Violino e Orquestra, Opus 36, de Schoenberg (Concerto de 23/1/2015, com Michael Barenboim – violino)
Sinfonia Nº 103 em Mi Bemol Maior, “Toque de Tímpanos”, de Haydn (Concerto de 30/1/2015)
Sinfonia Nº 9 em Mi Menor, Opus 95, “Do Novo Mundo”, de Dvorák (Concerto de 7/11/2014)
Sinfonia N° 6 em Lá Maior, de Bruckner (Concerto de 23/1/2015)
Sinfonia Nº 3 em Ré Maior, ID 200, de Schubert (Concerto de 30/1/2015)
Concerto para Violino e Orquestra, de Alban Berg (Concerto de 17/01/2014 – com Gil Shaham – violino)
Sinfonia Nº 5 em Ré Menor, Opus 47, de Shostakovich (Concerto de 07/11/2014)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia